Portimão

João Vasconcelos

João Vasconcelos é professor de História em Portimão, de onde é natural. Desde 2010, Vasconcelos tem vindo a ter reconhecimento regional e nacional, enquanto dinamizador e porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI), na luta contra as portagens nesta via.

 
Em 2013, na sequência das eleições autárquicas, foi eleito vereador na Câmara Municipal de Portimão. Em 2005 já tinha sido eleito para a Assembleia Municipal deste concelho. 
 
Com uma larga experiência política, tem vindo a participar e dinamizar vários coletivos de mobilização social sobre os mais variados assuntos no Algarve, entre os quais as manifestações contra a troika, os movimentos em defesa do SNS e contra o desmantelamento do Hospital de Portimão, as lutas sindicais no seio dos professores tendo pertencido à direção do Sindicato dos Professores da Zona Sul e ao Conselho Nacional da FENPROF. 
 
Participou nas lutas contra a Taxa Municipal de Proteção Civil em Portimão, no movimento "Je Suis Ilhéu" e na luta "Acorrentados Por Uma Vida Melhor - Solidariedade com Marilú Santana e Colegas", em defesa dos salários em atraso. João Vasconcelos é dirigente nacional e distrital do Bloco de Esquerda.
 
A nível científico, João Vasconcelos é autor de vários estudos no âmbito da História local e regional e a sua tese de mestrado "O 18 de Janeiro de 1934 – História e Mitificação" trata das lutas do movimento operário ao "Estado Novo" de Salazar.
 
Foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda, na sequência das eleições legislativas de 2015 e 2019.
 
(+) Portimão

João Vieira

Yolanda Sequeira

Guilherme Ribeiro

Filipe Santos

João Moutinho