Algarve

Joaquim Correia Peres

 
Joaquim Carlos Correia Peres foi Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas do Algarve entre 2016 e 2021, e possui um vasto currículo do qual sintetizamos os seus 39 anos de experiência no setor dos transportes e saneamento básico, onde exerceu funções com responsabilidades técnicas, das quais 17 anos em funções dirigentes no Metropolitano de Lisboa.

 
Esteve 15 anos com funções dirigentes na Ferconsult Consultoria, Estudos e Projetos de Engenharia de Transportes, 6 anos na Simtejo, SA dos quais 1 ano com responsabilidades técnicas e cerca de 5 anos na administração da Simtejo, SA, empresa do grupo AdP – Águas de Portugal SGPS.
 
De nacionalidade portuguesa e nascido a 21 de janeiro de 1950, Joaquim Peres é Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros na Especialidade de Engenharia Civil com a especialização em Direção e Gestão de Construção, Especialista, pelo Instituto Politécnico de Lisboa em Direção e Gestão da Construção.
 
É equiparado a Assistente do 2.º Triénio no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, desde 1991, onde leciona a unidade curricular de Gestão de Obras e Estaleiro do plano de estudos da licenciatura em engenharia civil e da unidade curricular Comportamento Organizacional e Legislação do plano de estudos de todos os ramos de mestrado em engenharia civil.
 
É ainda Assessor do Conselho de Administração da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livre, S.A., Administrador do Conselho de Administração da SIMTEJO, SA, empresa de saneamento do grupo AdP, desde 2010.
 
Entre a sua vasta experiência é de realçar o facto de ter sido Presidente da Direção do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, de 1983 a 1989 e de 2002 a 2009 e de ter intervido na construção da sede do CCDTML no PMO I e criado o Grupo de Teatro. 
 
Joaquim Peres também foi membro da Equipa Redatorial do “Jornal do Metro”, organizou e dirigiu atividades de ocupação de tempos livres para jovens (Colónias de Férias) e integrou o Conselho Editorial do Jornal do Metropolitano de Lisboa “Entrevias”, de 1983 a 1989 e de 2002 a 2009.
 
Participou em diversos congressos, conferências e seminários e acumulou formação pessoal e profissional a nível de coordenação, gestão e organização.
 
(+) Algarve

Maria Teresa Dinis

Telma Robim

Paulo Águas

João Fernandes

António Branco