Sociedade

Jogos de Guerra entre Muçulmanos e Vikings têm hora marcada em Silves

Foto|CM Silves
Foto|CM Silves  
Os "Jogos de Guerra entre Muçulmanos e Vikings", que acontecem na liça, com duas sessões diárias (pelas 20h00, 1.ª sessão, e pelas 22h30, 2.ª sessão), levarão os participantes a perceber melhor o confronto vivido no ano de 844, altura em que, no al-Andalus, os Vikings assolavam a costa, pilhando, roubando, queimando as terras costeiras e aprisionando os seus habitantes.

PUB

De acordo com nota do Município de Silves, na programação diária da XVI Feira Medieval de Silves, irã recriar-se jogos de guerra entre os dois povos: de um lado os Majus (designação dada pelos muçulmanos aos Vikings), do outro, os filhos de Alá, que poderiam ter acontecido aquando do seu regresso a Silves e que celebrariam a sua conquista. O rei Viking, entusiasmado com o desafio dos muçulmanos, manda os seus melhores guerreiros, assim como um baú com 100 moedas de ouro para o vencedor dos jogos. O vizir de XILB, não querendo ficar atrás, escolhe também os seus melhores homens e cavaleiros e iguala a oferta com outras tantas moedas de ouro. E será este o cenário para os "Jogos de Guerra entre Muçulmanos e Vikings".

Novos cenários, recriações de rituais vikings, equipamentos tecnológicos para apoio ao visitante são algumas das novidades na XVI Feira Medieval de Silves, que decorre de 9 a 18 de agosto.