Desporto

Jogos de Quelfes levaram espírito Olímpico a S.Brás de Alportel

Os IX Jogos de Quelfes tiveram São Brás de Alportel como anfitrião. A iniciativa teve lugar no passado dia 11 de maio e, segundo a autarquia, “sentiu-se o espírito do olimpismo em São Brás de Alportel”.

PUB
 
Um evento apontado como o maior e o mais emblemático certame de promoção do Olimpismo em Portugal, dirigido a crianças, foi “uma cerimónia marcante com a Chegada do Testemunho transportado por alunos do quarto ano do primeiro ciclo, da Escola N.º1 de São Brás de Alportel, ao Cineteatro São Brás”.
 
O testemunho, inspirado nos valores olímpicos, foi lido pelas crianças perante uma plateia completa e onde não faltaram vários representantes do desporto regional, nacional e espanhol.
 
O fundador dos Jogos de Quelfes, Gustavo Marcos, disse aos presentes que,“o olimpismo é transmissor de valores e ativador de um estado de espírito muito particular, onde a vontade nos pode conduzir à vitória sobre a adversidade e ao progresso da nossa espécie, num contexto de respeito e promoção do próximo, ligado à construção de uma sociedade pacífica e universal, preocupada com a dignidade humana, a proteção do ambiente e a integração da diferença”.
 
O presidente do Comité Olímpico português, José Manuel Constantino, vincou a forma como os Jogos de Quelfes têm alargado a sua área de intervenção ao longo dos últimos nove anos e o impacto que têm nos jovens que nele têm participado e participam.
 
“É uma honra para São Brás de Alportel acolher esta cerimónia de Abertura dos Jogos de Quelfes. Uma iniciativa promotora do espírito humanista do Olimpismo junto dos jovens”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, durante a sua intervenção onde sublinhou: “Acreditamos no espírito olímpico e que esta iniciativa vai ter impacto nos jovens são-brasenses”.
 
Vítor Guerreiro frisou "que o desporto e a educação andam de mãos dadas em São Brás de Alportel e são áreas prioritárias para o Município". O presidente aproveitou ainda a ocasião para anunciar a construção do campo de Futvolei e de Beachvolei na Escola EB 2,3 de São Brás de Alportel. Um equipamento nascido da vontade dos jovens são-brasenses e que lhes proporcionará mais condições para a prática desportiva.
 
A cerimónia ganhou ritmo com o espetáculo de dança e música protagonizado pela Escola de Dança Municipal de São Brás de Alportel e pela Rockestra.
 
A festa encerrou no Largo de São Sebastião onde foi acesa a Chama Olímpica.
 
Os Jogos de Quelfes tiveram início em Olhão, no ano letivo 2010, com atividades em seis escolas, provenientes de dois agrupamentos. Passados nove anos, esta edição conta com a participação 29 agrupamentos e colégios portugueses e espanhóis, num total de 2.000 crianças que vivem na primeira pessoa, e até 25 de maio, a chama do olimpismo.