No próximo sábado, 18 de outubro, pelas 21h30, a Igreja Matriz de Loulé recebe um dos nomes mais conceituados da Música Antiga, Jordi Savall, grande estudioso, pedagogo e criador de novos projetos de valorização desta área musical.
O compositor e gambista catalão apresenta o seu trabalho Orient – Occident: Dialogue entre les musiques instrumentales de l’ancienne Espagne chrétienne, juive et musulmane, de l’Italie médiévale et celles du Maroc, d’Israël, de Perse, d’Afghanistan, d’Arménie et de l’ancien empire Ottoman, e será acompanhado pelo percussionista Pedro Estevan.
Jordi Savall é fundador, junto com Montserrat Figueras, dos grupos musicais Hespèrion XXI (1974), La Capella Reial de Catalunya (1987) e Le Concert des Nations (1989) com os quais explora e cria um universo de emoções e beleza que projeta por todo o mundo e para milhões de amantes da música antiga.
Segundo o jornal The Guardian (2011), «o que de verdade o distingue são as suas incursões no templo da alta cultura. Trovador omnívoro, interessa-o resgatar tradições musicais, o que o leva desde as bibliotecas de Manchester até às aldeias colombianas, com gravações que vão desde os ritmos berberes até ao êxtase do reggae, desde a serena emoção de um lamento arménio até à vivacidade de uma gallarda isabelina».
O espetáculo tem entrada livre.