Política

Jorge Botelho aceita convite para ser mandatário da candidatura do PS Tavira às próximas eleições autárquicas

 
O Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, é o mandatário da candidatura do Partido Socialista de Tavira às próximas eleições autárquicas que irão decorrer no dia 26 de setembro.

 
Em nota publicada na página de Facebook da autarca Ana Paula Martins, lê-se que o convite foi formulado pelo presidente do PS Tavira, João Pedro Rodrigues, e pela candidata à Câmara Municipal.
 
A atual presidente do Município, diz que ter Jorge Botelho como mandatário da candidatura, "Fazer Acontecer!", representa «um enorme orgulho para todos os candidatos, uma vez que se trata de um concidadão de grandes princípios e valores, que sempre lutou e continua a lutar pelo desenvolvimento do seu concelho e pela qualidade de vida das suas gentes».   
 
Jorge Botelho, natural de Faro e residente em Tavira, é casado e tem uma filha.
 
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi advogado em Tavira, tendo efetuado, posteriormente, uma pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade do Algarve. É Inspetor Principal da carreira de Inspeção Superior da Segurança Social.
 
Entre 1996 e 2000, desempenhou as funções de Vogal do Conselho Diretivo do Centro Regional de Segurança Social do Algarve, passando a Diretor Distrital do Centro Distrital de Faro, entre 2001 e 2002 e de maio de 2005 a outubro de 2009.
 
A nível autárquico foi, desde 1997, membro da Assembleia Municipal de Tavira, eleito pelas listas do Partido Socialista e foi coordenador da respetiva bancada pela segunda vez.
 
Foi membro do executivo do Polis Litoral da Ria Formosa, Membro da Assembleia Metropolitana do Algarve, Presidente da Assembleia Geral da ALSUD e Presidente da Assembleia Geral da Associação Musical do Algarve.
 
Foi Presidente da Câmara Municipal de Tavira, entre 2009 e 2019 e Presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) de 2013 a 2019. Foi, ainda, vogal da Comissão Diretiva do Cresc Algarve 2020 e membro do Conselho Nacional da Água (CNA).
 
Eleito deputado, foi no dia 26 de outubro de 2019, nomeado Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, cargo que desempenha atualmente.