Realiza-se, no dia 08 de fevereiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a apresentação, por Jorge Queiroz, do livro “O Sexto Continente- A Nação-Internet-A grande bifurcação da era digital” da autoria de António Covas.
Nota de imprensa da Câmara de Tavira, reflete o que o autor avança:“Partindo da metáfora nação-internet, o autor aborda e perscruta um tema de importância crucial para o nosso futuro: a cultural digital e as relações complexas entre a tecnologia e a humanidade. A nação-internet, que cresce como uma espécie de sexto continente, emerge de uma forma impressiva e impõe-se no nosso quotidiano.
Como uma imensa nuvem virtual paira sobre o mundo físico dos restantes continentes. É difícil prever como estes dois universos, físico e virtual, irão coabitar e interagir no próximo futuro. Temos apenas sinais para podermos afirmar que nada ficará como dantes, até mesmo a evolução da nossa própria espécie que, em virtude da crescente hibridação homem-máquina, caminha em direção à imortalidade, seja lá o que isso for.
Os textos presentes neste livro são pequenas luzes bruxuleantes no horizonte expansivo do sexto continente e visam criar um pequeno embrião de pensamento crítico reflexivo sobre tão importante assunto”.
António Manuel Alhinho Covas é doutorado, em Assuntos Europeus, pela Universidade de Bruxelas e Professor Catedrático, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, desde 2000.
É autor de várias obras editadas entre 1996 e 2013.