Sociedade

Jornadas de Enfermagem do CHUA decorrem entre 10 e 14 de Maio

 
«Enfermagem: Refletir na Pandemia e Perspetivar o Futuro» é o tema das jornadas organizadas pelos enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) entre 10 e 14 de maio, a partir dos auditórios das unidades hospitalares de Portimão e de Faro e com transmissão online através da plataforma Microsoft Teams.

Realizada no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, a iniciativa contempla mais de 50 palestras temáticas durante os cinco dias de evento. Paralelamente, o programa integra também um concurso de fotografia, exclusivo à participação de profissionais do CHUA, uma exposição fotográfica e ainda momentos musicais realizados pelos próprios enfermeiros do CHUA.
 
Segundo refere a organização, “o objetivo é assinalar a efeméride com uma reflexão sobre a enfermagem em tempos de pandemia, habilitando os intervenientes à adoção de práticas mais seguras e eficientes no futuro. Estas jornadas incidem precisamente no essencial contributo dos enfermeiros na defesa da saúde, relevando a reflexão acerca da imprescindibilidade da sua intervenção na prestação dos cuidados, na gestão das organizações, nas funções de assessoria, no ensino e na investigação”.
 
A sessão de abertura está agendada para o próximo dia 10 de maio, às 9h00 no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão, e conta com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, da Presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Castro, da Enfermeira Diretora do CHUA, Mariana Santos, e do Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, Sérgio Branco, entre várias entidades regionais convidadas.
 
O último dia do evento (14 de maio), terá a presença do Secretário de Estado e Coordenador Regional do Combate à Covid-19 no Algarve, Jorge Botelho, que vai apresentar uma palestra sob o tema «Experiência de Gestão em Tempo de Pandemia».
 
Saiba mais sobre o programa aqui