Economia

Jornadas do Arade debatem presente e futuro dos municípios da Bacia do Arade

Foto:Museu de Portimão - CMP
Foto:Museu de Portimão - CMP  
De 8 a 10 de março as Jornadas do Arade voltam a reunir à mesma mesa entidades regionais e especialistas de diferentes áreas para um debate sobre os temas que dominam o presente e projetam o futuro dos quatro municípios da Bacia do Arade: Portimão, Lagoa, Silves e Monchique.

 
A edição desde ano, vai começar pelos alunos do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo e do Agrupamento de Escolas de Monchique nas sessões plenárias que se realizarão na sexta-feira de manhã, e que serão desafiados a avaliar, a situação da sua região e a apresentar possíveis soluções futuras.
 
Pelas 15h00 terá início o programa aberto ao público com uma mesa-redonda sob o mote "Promoção da prática desportiva a nível local – Da Formação ao Alto Rendimento". Do desporto escolar ao alto rendimento, passando pelo desporto adaptado e pelo papel das autarquias da promoção de hábitos de vida saudáveis na comunidade, esta é uma temática que está na ordem do dia, num ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, destaca a organização. 
 
Segue-se a conferência de abertura das Jornadas, a cargo de Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve, que dará a conhecer como os fundos comunitários, em particular através do programa CRESC Algarve 2020, têm contribuído para o desenvolvimento da região. 
 
A controvérsia em torno da aplicação da taxa turística no Algarve encerra os trabalhos da tarde. Jorge Botelho, presidente do Conselho Intermunicipal da AMAL, e Elidérico Viegas, presidente da AHETA, irão trocar argumentos sobre as oportunidades mas também as eventuais vicissitudes da aplicação desta taxa na região. 
 
As Jornadas regressam no sábado de manhã, com a apresentação das conclusões do trabalho desenvolvido pelos jovens nas sessões de sexta-feira e com uma mesa-redonda dedicada ao tema "Património Local (Material e Imaterial) – Do reconhecimento à valorização", convidando a um balanço sobre o papel dos municípios na preservação e promoção dos respectivos sítios, monumentos, memória e tradições. 
 
O arqueólogo Cristóvão Fonseca irá dar a conhcer o que património escondem as águas do Arade através da partilha do  projecto em curso "Um complexo portuário milenar no Barlavento Algarvio: a arqueologia do estuário do rio Arade", desenvolvido por uma equipa de investigadores do CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Museu de Portimão. 
 
O programa da manhã ficará completo com um debate em torno da controvérsia "40 anos de SNS no Algarve: Que caminhos para o futuro?", com a participação de Paulo Morgado, presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, e Ulisses Brito, presidente do Conselho Regional da Sub-região de Faro da Ordem dos Médicos.
 
Os trabalhos da tarde de sábado iniciam-se com a mesa-redonda "Eventos e iniciativas culturais de dimensão regional – Qual o Impacto Real?", em que projetos intermunicipais, como a Rota do Petisco, o 365 Algarve, a Via Algarviana e a Rota da Dieta Mediterrânea, serão discutidos enquanto exemplos de promoção da região. 
 
"O que mudou / vai mudar após o incêndio de Agosto de 2018?" será a questão que estará em cima da mesa. Para discutir esta problemática, irão marcar presença Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique e Emílio Vidigal, presidente da Associação de Produtores Florestais do Barlavento Algarvio. 
 
Os trabalhos das III Jornadas do Arade irão terminar no final da tarde de sábado com a conferência em torno de "Portimão Cidade Europeia do Desporto" com  a participação de Teresa Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Portimão.
 
O domingo de manhã vai convidar ao desporto ao ar livre e à troca de experiências entre gerações com a realização da I Olimpíadas do Arade de Jogos Tradicionais, iniciativa incluída na programação da Cidade Europeia do Desporto. O encontro está marcado às 10h00 junto ao Museu Municipal de Portimão e irá prometer muita diversão.
 
As Jornadas do Arade são uma iniciativa da Associação Teia D'Impulsos, com o apoio dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique e de várias organizações e empresas locais.
 
A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do site www.jornadasdoarade.pt ou no próprio dia, no local.