siga-nos | seja fã
PUB
 

Jornadas do Barlavento defenderam "urgente regionalização"

Imprimir Partilhar por email
16-04-2018 - 09:35
Para garantir no Algarve maior criação de riqueza e rentabilidade empresarial, mão de obra em quantidade e qualidade, é indispensável atacar a sazonalidade e o periferismo a fundo, uma das conclusões das Jornadas" Economia do Barlavento em Debate", realizadas este fim de semana em Portimão.
 
Outra das principais conclusões foi a demonstração da riqueza produzida no Barlavento com 30 a 40% em diversos indicadores, com grande potencial e vitalidade associativa e empresarial e apontado como relevante preparar um programa de promoção e captação de investimentos para o Barlavento.
 
Foi considerado de urgência absoluta a descentralização de nível regional( regionalização) no Algarve, com competências próprias, orgãos eleitos e um Conselho Económico-Social e louvada a intenção do Governo de avançar com um projeto embrionário.
 
Na mobilidade rodoviária foi considerado vital abrir a porta em "via verde de livre trânsito" aos residentes no Algarve e Andaluzia nos movimentos entre regiões, para que os 8,5 milhões de andaluzes sejam visitas e consumidores frequentes. 
 
Na ferrovia, a ligação à Europa pelo sul ibérico tem que avançar e nas ligações marítimas melhorar rapidamente o porto de Portimão e operacionalizar Faro, para tráfego de lazer e carga.
 
Mereceu veemente contestação a eventual abertura de um furo para exploração de petróleo  na Costa Vicentina.
 
Foi ainda recomendado às entidades oficiais que junto de Bruxelas reclamem maior intensidade de apoios e novas políticas, dado que ao longo de 30 anos de fundos grandes desequilíbrios não foram corrigidos sendo o Algarve a região NUT lll do Continente com mais baixo Indíce de Desenvolvimento Global.
 
Para uma região em que 70% do volume de negócios das empresas é feito por consumidores não residentes, justifica-se a urgente implementação de um plano de requalificação geral, no ordenamento,ambiente,sinalética, estradas, bermas, muros, limpeza e resíduos sólidos.
 
Os problemas no setor público da saúde suscitaram também grande interesse e aceso debate.
 
Estiveram presentes, o Secretário de Estado das Pescas, os Presidentes da CCDR, AMAL, RTA e Autarquias do Algarve, Marinha, GNR, PSP, Diretores do ISMAT e Instituto Piaget, altos responsáveis da Administração Central, Diretores Regionais, e 25 Presidentes de Associações, para além além do Reitor da Ualg com os cinco moderadores, Diretor da ESGHT e Presidente da AAULg.
 
Nesta iniciativa foi homenageada a Campeã mundial de bodyboard, Joana Schenker, o falecido Presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa; e o ex- empresário portimonense António Cândido Glória.
 
As Jornadas" Economia do Barlavento em Debate", partiram de uma iniciativa da Algfuturo, em organização conjunta com a Câmara Municipal de Portimão, a colaboração dos Municípios do Barlavento, Ualg, EHTA e Agência de Desenvolvimento do Barlavento, com o apoio de empresas locais.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Faro dá início a consulta pública sobre "NDT" para 1030 camas



-

Silves: OP percorre freguesias a partir de 16 de Maio



-

Vila Real de Santo António já lidera a presidência da Eurocidade do Guadiana



-

Albufeira ganhou “mais brilho” no Salon de Maires d’Ile de France



-

Arrancou comercialização de projeto de "prestígio" no coração de Vilamoura



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve tem nova praia a "Verdelago"

Algarve tem nova praia a "Verdelago"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cristovão Norte diz que Primeiro-Ministro falta "flagrantemente à verdade" a respeito do Hospital Central do Algarve

Cristovão Norte diz que Primeiro-Ministro falta "flagrantemente à verdade" a respeito do Hospital Central do Algarve

ver mais
 
Faro dá início a consulta pública sobre "NDT" para 1030 camas

Faro dá início a consulta pública sobre "NDT" para 1030 camas

ver mais
 
Silves acolhe XI Concurso de Vinhos e 2ª edição do Simpósio Vitivinícola do Algarve

Silves acolhe XI Concurso de Vinhos e 2ª edição do Simpósio Vitivinícola do Algarve

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio