O Município de Alcoutim e a Associação Cumeadas promovem as Jornadas do Mundo Rural, nos dias 19 e 20 de maio, no Espaço Guadiana, em Alcoutim. Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de discutir e refletir sobre questões como o ordenamento do território, a gestão integrada do território, a alimentação sustentável, a preservação da natureza e da paisagem, bem como a importância dos sistemas multifuncionais nas áreas rurais.
De acordo com a autarquia de Alcoutim, o programa abrange diversos painéis, com a participação de especialistas e profissionais de renome nas áreas em discussão. Serão apresentadas palestras e debatidos temas como as perspetivas futuras para os territórios de baixa densidade, a gestão dos territórios das áreas rurais, a desertificação e o desenvolvimento rural, entre outros.
Hverá ainda momentos de partilha de projetos e iniciativas bem-sucedidas, como o Festival da Comida Esquecida e o projeto Prato Certo - Alimentação + Sustentável.
Será também lançado o livro "Alcoutim, um Património Arquitetónico e Paisagístico a Valorizar", contribuindo para o conhecimento e valorização do património local.
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim considera a iniciativa, de "extrema importância para promover o debate e a troca de conhecimentos sobre questões fundamentais relacionadas com o desenvolvimento do nosso território rural. Através destas jornadas, esperamos fomentar a discussão e encontrar soluções para os desafios que enfrentamos no mundo rural. Queremos incentivar a implementação de sistemas multifuncionais que valorizem os recursos existentes, promovam a diversificação económica e melhorem a qualidade de vida das populações locais".
A participação nas Jornadas do Mundo Rural é gratuita, mas carece de inscrição prévia neste
link.