Sociedade

Jornadas Europeias do Património decorrem no concelho de Silves com "programa especial"

Sob o mote “Património Sustentável”, a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através apresentando um programa especial que decorrerá entre os dias 23 e 25 de setembro.

PUB
Conforme adianta em nota emitida, no primeiro dia de programação, através da atividade “O Dr. Património vem ao centro histórico!”, a autarquia convida os alunos do 1.º ciclo, a irem observar os edifícios existentes no Centro Histórico de Silves, construídos há muitos anos, "para verificarem se sofrem de algumas doenças e também se precisam de ser observados pelo Dr. Património. Este e o seu assistente, que irão consultar estes velhos edifícios e ajudar a curar as maleitas que o passar dos tempos lhes trouxe".
 
Ainda no dia 23, irá decorrer a atividade “Detetives do património só por uma hora”, no Centro Histórico de Silves, destinada aos alunos do 2.º Ciclo, desafiando-os a observar atentamente, sobre a definição da tipologia, do tempo geológico de cada tipo de rocha e dos aspetos construtivos e decorativos presentes no edifícios milenares.
 
O programa prossegue no dia 24, com um “Passeio noturno pelos menires do Vale (Fuzeiros)”, pelas 21h00, destinado a maiores de 10 anos. Será um passeio aos monumentos megalíticos de Vale Fuzeiros que pretende revelar os quatro menires que, durante a segunda metade do VI milénio A.C. e a primeira metade do seguinte, foram talhados em arenito vermelho pelas comunidades que habitaram a zona e que ainda hoje persistem com as suas decorações simbólicas. Durante o percurso serão também visitadas algumas sepulturas escavadas na rocha que serviram de sepulcro às comunidades que viveram neste vale durante a Alta Idade Média.
 
Calçado e vestuário adequado a caminhada e lanterna, são os requisitos obrigatórios para esta visita noturna. O ponto de encontro, será em frente à Antiga Escola Primária de Vale Fuzeiros, e os interessados deverão fazer inscrição prévia através do email [email protected] ou do telefone 282 440 854 (limitação a 30 participantes).
 
A programação culmina no dia 25, com a atividade “Historiando e piquenicando em torno do Moinho do Rodete, em território Geoparque”, entre as 17h00 e 20h00, onde é feito o convite para uma caminhada pela margem do rio, da Ponte Velha até ao Moinho do Rodete. Segundo sublinha o Município, o moinho encontra-se degradado e a aguardar uma intervenção de reabilitação arquitetónica e paisagística. Nesse local, será explicada a sua história, e pelas 18h30, é tempo de ouvir as vozes das “Moçoilas” e degustar alguns sabores.
 
Os interessados em participar nesta caminhada, deverão reunir-se junto à Ponte Velha, e levar calçado e vestuário adequado a caminhada. Quem não poder caminhar pode comparecer no Moinho do Rodete, pelas 18h00 (estacionamento limitado).
 
O telefone 282 440 854 ou email [email protected] são os contactos do Setor de Património da Câmara Municipal de Silves, disponíveis para a prestação de esclarecimentos de informações adicionais.