Sociedade

Jornadas Parlamentares do BE arrancam hoje em Faro

Os trabalhos decorrerão predominantemente no Museu Municipal de Faro.

PUB
 
O Bloco de Esquerda (BE) inicia hoje dois dias de jornadas parlamentares no Algarve sob o lema "resposta social à Europa da austeridade", onde será abordada uma "pluralidade de temas", revelou o líder parlamentar do partido.
 
As jornadas, diz Pedro Filipe Soares, "estarão viradas para questões sociais relativas a um distrito com dificuldades claras, com uma taxa de desemprego das maiores do país" e onde, ao serem abordadas as questões locais, será dada também "uma pincelada sobre a perspetiva nacional".
 
Para além disso, sublinha o líder parlamentar do Bloco, as jornadas têm a "novidade" de contarem com a presença das eurodeputadas do partido, Marisa Matias e Alda Sousa.
 
"Haverá uma pluralidade de temas mas com centralidade no que interessa às pessoas: a situação económica, os serviços públicos e a resposta que poderemos dar à saída do memorando e libertação do país da austeridade", realçou Pedro Filipe Soares.
 
De acordo com o programa divulgado pelo partido, os trabalhos arrancam em Faro, pelas 10:00 de hoje, com uma visita de uma delegação do partido à Universidade do Algarve, que manterá um contacto com o reitor da instituição.
 
Pelas 12:00 serão formalmente iniciadas as jornadas do Bloco, com intervenções do líder parlamentar Pedro Filipe Soares e da eurodeputada e cabeça de lista às europeias de maio Marisa Matias.
 
Os trabalhos decorrerão predominantemente no Museu Municipal de Faro.
 
Uma viagem de barco com pescadores, em Tavira, e um jantar em Olhão com militantes bloquistas preenchem a agenda de segunda-feira, sendo que na terça-feira serão apresentadas diversas propostas legislativas que o partido pretende apresentar na Assembleia da República.
 
O coordenador do partido João Semedo visitará na terça-feira, segundo e último dia das jornadas, uma unidade de desabituação de drogas em Olhão.