Aljezur
José Amarelinho
Foi Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, e é formado em Sociologia.
José Manuel Velhinho Amarelinho, era vice-presidente da Câmara e como tal, já conhecia as necessidades do seu concelho, bem como as potencialidades de que poderia tirar partido.
Casado e pai de dois filhos, o também profissional do mercado da indústria seguradora enquanto gestor, dedicou-se também à causa pública.
José Amarelinho foi eleito pelo partido socialista nas eleições autárquicas de Outubro de 2009 sendo responsável pelos pelouros do Planeamento Estratégico, Recursos Humanos, Planeamento e Ordenamento do Território, Obras Particular, Gestão Urbanística, Empreitadas Municipais, Modernização Administrativa e Candidaturas e Financiamentos.
Ao longo do seu percurso profissional, exerceu funções de Animador Sócio Cultural na Câmara Municipal de Serpa entre 1986 e 1990, foi professor na Escola C+S de Aljezur entre 1990 e 1992.
Em 2002, assumiu a vice-presidência da autarquia de Aljezur, tendo conhecido a oportunidade de se candidatar a presidente sete anos mais tarde.
Foi presidente da concelhia do PS Aljezur e membro da Federação do PS Algarve.
Em 2013 candidata-se a novo mandato nas autárquicas e a 29 de Setembro, é reeleito Presidente da Câmara de Aljezur.
Em março de 2018, José Amarelinho solicitou a suspensão do terceiro mandato de presidente da Câmara Municipal de Aljezur, para o qual tinha sido reeleito nas Eleições Autárquicas de 1 de Outubro de 2017.
Com a saída de Amarelinho, assumiu a presidência da Câmara o vice-presidente, José Gonçalves.
Em maio de 2018, José Amarelinho foi nomeado Secretário-Geral da Associação de Municípios "Terras do Infante".