Economia

José Apolinário ambiciona executar 80% do PO Algarve até final de 2022

 
A taxa de execução do Programa Operacional do Algarve atingiu 57,4% no final de 2021, o que corresponde a um acréscimo da execução de 15,3 pontos percentuais ao longo do ano (era de 42,1% a 1 de janeiro de 2021) naquele que foi até agora o melhor ano na execução do Programa Operacional Regional, confirma a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve - CCDR.

Esta execução representa uma transferência superior a 48 milhões de euros de Fundos Europeus para investimento na economia da região. Segundo a mesma fonte, a melhoria da execução foi acompanhada de um forte impulso da taxa de compromisso, que passou dos 89,3% no início de 2021 para 109,0% que se regista no início de 2022.
 
Apesar dos resultados agora anunciados, a execução ficou em 96% da meta prevista para 2021 e a taxa de execução, 2,6 pontos percentuais aquém do inicialmente projetado.
 
O Programa Operacional do Algarve tem reforçado o investimento empresarial, na inovação produtiva, no emprego qualificado, na reabilitação urbana, património e equipamentos culturais, capacitação e modernização administrativa, eixos que no final de 2021 atingiram uma taxa de execução superior a 60% sobre o programado para o período 2014-2020, tal como o significativo aumento do investimento na ciência e investigação.
 
Em 2022, a meta passa por aumentar a taxa de execução em mais 20 a 22 pontos percentuais «com o objetivo de atingir 78 a 80 por cento de taxa de execução no final de 2022, reforçando o investimento em inovação produtiva e competitividade, educação, infraestruturas escolares e cultura, ciência e inovação, emprego, empreendedorismo e inovação social, mobilidade suave, eficiência energética e energias renováveis, sempre num quadro de rigor e de cumprimento das regras de auditoria e controlo na aplicação dos fundos europeus geridos na região», sublinha José Apolinário, Presidente da CCDR do Algarve e da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Algarve.