Saúde

José Apolinário quer que investimento na ciência atinja 1% do PIB gerado na região até 2030

Fotos CCDR
Fotos CCDR  
 
 
No âmbito da cerimónia de atribuição de prémios aos investigadores que se distinguiram nos projetos de investigação clínica e translacional “José Mariano Gago” e “João Larguito”, promovidos pelo Algarve Biomedical Center (ABC), o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) da região do Algarve, agradeceu ao Algarve Biomedical Center, (ABC) pela escolha do Auditório da CCDR para a cerimónia.

No seu discurso, José Apolinário falou da Estratégia Regional Algarve 2030 aprovada em Conselho Regional em setembro 2020 e a posição da região aquando da discussão pública da então proposta de Plano de Recuperação e Resiliência onde foi sinalizada a defesa do investimento na área da Saúde do conhecimento e inovação, na ciência, na transferência de conhecimento para a sociedade e para as empresas.
 
Destacou também o trabalho conjunto desenvolvido pela Universidade do Algarve, ABC e a CCDR Algarve no âmbito do Algarve Active Ageing, que congrega mais de 70 parceiros da região, que permitiu em 2019 o reconhecimento pela Comissão Europeia, como sítio de referência ao nível europeu para o envelhecimento ativo e saudável, distinção reforçada no passado mês de outubro, com a revalidação do título, com a pontuação máxima de 4 estrelas.
 
Ao longo da década 2010 – 2019 o investimento em Investigação e Desenvolvimento no Algarve oscilou entre 0,41% e 0,44% do PIB gerado na região. Em 2020 o investimento em I&D atingiu os 0,49%. A nível nacional o investimento em ID representa 1,64% do PIB. 
 
José Apolinário assinalou a importância destes prémios de investigação instituídos pelo ABC, com o apoio da Universidade e das famílias dos homenageados. "Juntos, a partir do sistema científico e da Universidade, com a transferência de conhecimento para as empresas, com o contributo da área da saúde, temos de colocar como ambição chegar a um investimento em ID que atinja 1 por cento do PIB gerado na região até 2030".
 
José Mariano Gago revolucionou a Ciência e a Cultura Científica em Portugal, desde logo com o Manifesto pela ciência em 1990, também pela rutura que representou uma área governativa consolidada na Ciência e Ensino Superior, também pelo programa Ciência Viva, ou a valorização e reorganização dos laboratórios de estado e laboratórios associados.
 
João Larguito Claro, Medalha de Ouro do Ministério da Saúde, especialista em dermatologia, pioneiro da telemedicina no hospital do Algarve.