Loulé

José Carlos Fernandes

 
O conceituado argumentista natural de Loulé foi felicitado pela autarquia pelos prémios alcançados com o livro “Mar de Aral” nos Galardões BD Comic Con.

 
A obra, cuja edição foi apoiada pela Autarquia louletana, arrecadou todas as distinções na categoria de autores portugueses desta iniciativa: Melhor Argumento (para José Carlos Fernandes), Melhor Desenho (para Roberto Gomes) e Melhor Álbum, este último contemplado com um prémio monetário de 2 mil euros.
 
Os vencedores destes prémios foram anunciados em setembro de 2019, durante a realização do Comic Con, o maior festival de cultura pop do país, que decorreu no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.
 
Numa coedição da G. Floy e da Comic Heart, trata-se de uma compilação de cinco histórias curtas, ligadas entre si, que abordam de forma irónica e mordaz, temáticas como a validade limitada dos recursos do Planeta ou a extinção e evolução das espécies.
 
Com histórias escritas por José Carlos Fernandes, às quais Roberto Gomes deu corpo, através das imagens que desenhou, trata-se de um livro com um título que faz referência ao lago de água salgada localizado na Ásia Central, entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, e onde aconteceu aquele que é considerado um dos piores desastres ambientais do planeta, ocorrido quando, devido ao desvio da água para projetos de irrigação iniciados nos anos 60, o lago, o quarto maior do mundo, começou a encolher, ao ponto de ficar reduzido a 10% do seu tamanho.
 
José Carlos Fernandes nasceu em Loulé a 16 de outubro de 1964, Começou por se fazer notar no meio alternativo dos franzines portugueses pois, para além da coerência gráfica do seu trabalho, desde sempre mostrou uma extraordinária propensão para a produtividade, que se veio a traduzir em inúmeras pranchas e ilustrações publicadas em diversas publicações alternativas de BD que surgiram na década de noventa. É uma presença assídua na imprensa escrita onde é autor de diversas crónicas e artigos sobretudo na área da música e dos livros.
(+) Loulé

Rita Cardoso

Artur Neto

Bernardo Lopes

Solange Coelho

Dino D´Santiago