Economia

José Carlos Rolo «extasiado» com resultado do Albufeira 21 - Summit

 
O Algarve Primeiro esteve presente este sábado, na sessão de encerramento do “Albufeira 21 - Summit”, evento que durante três dias promoveu o encontro de especialistas e também agentes locais com o intuito de debater as necessidades mais prementes da atualidade em diversas áreas do concelho, bem como apontar estratégias para o futuro.

Com o objetivo de repensar o que pode e deve ser candidatado aos fundos europeus no âmbito da estratégia Portugal 20/30, o autarca José Carlos Rolo, admitiu estar «extasiado com o que aconteceu no evento, tendo suplantado todas as minhas expetativas, porque a qualidade e a disponibilidade das pessoas de Albufeira e de fora de Albufeira, com responsabilidades regionais e até nacionais que contribuíram para estabelecermos uma estratégia a 10 anos, para o concelho, é de enaltecer».
 
No balanço daquilo que foi discutido pelos intervenientes, o presidente do município, falou da área social através da disponibilização de mais apoio domiciliário aos idosos. Na área da saúde foi registada a melhoria das condições de trabalho nos centros de saúde do concelho - aproveitando a transferência de competências do Governo para as autarquias - e a promoção da transição digital no setor da saúde, «que esta pandemia acelerou», com a telemedicina. Foi também preconizado um Sistema Nacional de Saúde, «como um todo, que agregue o público e o privado». 
 
Relativamente ao património, o edil falou de turismo cultural, «indo ao encontro do chavão da diversificação da atividade turística, não apenas do sol e praia, se bem que esse será o ponto forte, mas deve haver outros 'clusters'». Nesta área, não foi esquecido o projeto do Geoparque Algarvensis em parceria com os municípios de Loulé e Silves. 
 
Na juventude e desporto, foi discutida a questão de trabalhar com os jovens e não para os jovens, numa mudança de paradigma, «temos de chamá-los para a solução e deixá-los que sejam parte do problema, temos que entender de uma vez por todas a sua irreverência, não confundindo irreverência com indisciplina». Na questão do desporto na juventude, foi defendido o trabalho em rede entre clubes, autarquia e associações. 
 
Na segurança e proteção civil, a prevenção é a grande aposta, com normas de segurança mais rigorosas na animação noturna e implementação de um sistema de georreferenciação para melhorar a rapidez no socorro às pessoas. Um tema bastante discutido foi o turismo, com o sol e praia na primeira linha, tendo o edil avançado que os empresários da cidade mostraram-se recetivos à abertura dos seus espaços comerciais ao longo do ano, para que na época baixa a cidade não fique deserta, numa ação que deverá ser concertada com o município. 
 
Quanto a obras, foi assinalada a necessidade de requalificar o casco antigo de Albufeira, transformando-o numa atração turística. Combater a sazonalidade é outra aposta, nomeadamente através do turismo desportivo, «temos um excelente clima, instalações desportivas ótimas, assim como unidades hoteleiras de grande qualidade que podem receber atletas e estágios», declarou o autarca. 
 
Se há áreas que estão a atravessar um momento de crise, são a hotelaria e a restauração, «cuja aposta poderá passar pelo turismo residencial, a promoção e requalificação dos hotéis e restaurantes, adaptando-os às novas realidades». Na animação turística, foi levantada a necessidade de se criar um espaço físico para a promoção de eventos e feiras, mantendo os eventos âncora associados à inovação e a sua promoção digital.
 
Já no comércio e serviços, o responsável disse ter sido defendida, «a aposta nos produtos da terra e adoção de um programa de formação dirigido aos colaboradores e empresários, tal como no turismo, reestruturar o comércio e apostar no comércio de rua, «que com esta pandemia veio ganhar alguma força». 
 
Ao nível do emprego e empreendedorismo, o edil realçou a parceria já formalizada com o IEFP, para a criação de um polo de formação no concelho. No âmbito da agricultura e mar, foi promovida a modernização da frota de pesca, incentivo à agricultura 4.0, e aposta na diversidade dos produtos agrícolas, «a agricultura e mar poderão ser assim, atividades económicas complementares ao turismo». Na educação e formação profissional, ficou alinhada a transformação digital a par da presencial, melhorando os ambientes de trabalho e das aprendizagens e contribuir para melhorar a oferta educativa ao tecido socio-económico do concelho. 
 
Nos transportes é intenção da autarquia estender as linhas de transportes urbanos "Giro" com transportes urbanos movidos a energia elétrica e gás natural, seguindo a estratégia de adaptação às alterações climáticas. Nesta temática foi realçada a descarbonização, com o aumento de frotas elétricas por parte do município, a instalação crescente de postos de carregamento para veículos elétricos e a instalação em todo o concelho de painéis fotovoltaicos, promovendo o autoconsumo.
 
Em suma, José Carlos Rolo focou que foram realizadas conferências abrangentes, «que terão consequências para o município e para o seu desenvolvimento nos próximos 10 anos», tirando partido dos fundos comunitários, no âmbito do PRR e do Portugal 20/30.