Economia

José Carlos Rolo quer “transportes para todos” com reforço de linhas do Giro

Foto|Rui Gregório
Foto|Rui Gregório  
 
 
O Município de Albufeira assinou na passada terça-feira um acordo com a Translagos – Transportes Públicos, Lda., no valor de 223 mil euros com vista a apoiar os utentes dos transportes públicos urbanos, correspondendo a cerca de 45% do valor dos passes de transporte.

“Hoje, o dia 22 do mês 11 do ano de 2022, forma uma capicua e dizem que as capicuas dão sorte”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, numa cerimónia que teve lugar na Estação Central de Camionagem de Albufeira. “Desde 2012 que o Município não atualiza as tarifas dos transportes públicos, significando que deixou de receber mais de 652 mil euros. Mesmo assim, o Município não vai aumentar o tarifário no ano de 2023. No que concerne ao passe escolar, mantemos também o apoio de cerca de 150 mil euros. Queremos transportes para todos”, destacou.
 
A partir do próximo dia 1 de dezembro, Albufeira passa a ter uma nova rede de transportes urbanos de Albufeira, conhecidos por “Giro”, com uma frota de 23 viaturas totalmente elétricas, até final de 2023. Até ao momento, Albufeira possuía 10 viaturas a diesel, tendo atualmente a funcionar, a título experimental, cinco viaturas totalmente elétricas. “Com uma frota totalmente elétrica, o Município está a apostar na sustentabilidade ambiental, o que virá a traduzir-se numa redução de CO2 significativa, o que equivale a menos efeito de estufa e menos aquecimento global. Até agora, as 10 viaturas a diesel produziam 6.436Kg de CO2/e por cada 1000 quilómetros, ao passo que as futuras 23 viaturas, emitirão 672Kg de CO2/e por cada 1000 quilómetros”, continuou o autarca.
 
Em comunicado, a Câmara de Albufeira lembra que o O Giro começou com três linhas em 2004, às quais foi acrescida uma nova linha em 2007 e em 2010 passou para cinco linhas, servindo também a Estação ferroviária de Ferreiras e a partir de dezembro deste ano passará a haver 11 linhas. Passará a haver 218 paragens de autocarro, dotados de abrigos ou totens, quando havia 135 paragens. “A rede alargou-se da Guia até às Açoteias, bem como ao Algarve Shopping, à Galé, à Malhada Velha, Fontainhas e Patroves”, salientou José Carlos Rolo. O autarca referiu ainda que a nova concessão de transportes é dinâmica, e que poderá ainda vir a alterar-se no futuro. Outra novidade prende-se com a possibilidade de cada utente levar a sua bicicleta em algumas linhas do novo transporte público e a nova informação ao público, ou seja, em cada paragem, quer seja dotada de totem ou abrigo existirá informação de horários, que permitirá, nomeadamente, saber o tempo de chegada exata de cada viatura ao local, com recurso ao QRCode.
 
Os meios informáticos irão permitir recarregamentos e renovações de passes e bilhetes, bastando para o efeito aceder a www.vamusalgarve.pt/giro. Neste endereço, os interessados podem também desde já obter todas as informações de linhas, mapa de rede, bem como o aviso de que algumas linhas deixam de ser operadas no âmbito do VAMUS e passam a ser operadas no âmbito do GIRO, a partir de 1 de dezembro.