Política

José Luís Carneiro exige cumprimento do plano de desassoreamento da Ria Formosa

José Luís Carneiro (PS - Facebook)
José Luís Carneiro (PS - Facebook)  
O secretário-geral do PS exigiu hoje ao Governo que cumpra o plano de desassoreamento da Ria Formosa, alegando que desde que o governo do PSD assumiu funções não se conhecem quaisquer intervenções ou planos nesse sentido.

PUB

Segundo José Luís Carneiro, o plano foi assumido pelo Governo anterior (PS), que “deixou ficar oito milhões e meio de euros para o desassoreamento da Ria Formosa”, intervenção essencial para oxigenar os canais e garantir a produção de bivalves.

“Desde que o Governo assumiu funções, até agora, não se conhece qualquer intervenção e há planos devidamente preparados, devidamente estudados, para que essa intervenção seja realizada”, disse o líder do PS aos jornalistas.

José Luís Carneiro falava durante uma visita a um viveiro de bivalves na Ria Formosa, em frente a Faro, ação em que esteve acompanhado pelo candidato socialista à Câmara de Faro, António Miguel Pina, e pelo presidente da Associação de Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa (Vivmar), André Augusto.

“Como aqui puderam ver por parte dos nossos responsáveis da Associação dos Viveristas, [o desassoreamento] é mesmo vital para garantir que esta produção se continue a fazer, já que ela assenta numa grande diversidade de vida, que é fonte de rendimento, fonte de economia, fonte de emprego que queremos também que venha a ser para as novas gerações”, referiu.

José Luís Carneiro sublinhou, ainda, que os viveiristas e mariscadores “constituem uma parte de uma comunidade importante no Algarve, mostrando “como a partir da economia do território e da sua diversificação e da sua valorização se podem constituir oportunidades de vida e de crescimento da economia”.

Lusa