O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, manifesta "repulsa pelo ato de xenofobia" perpetrado contra jovens migrantes em Olhão.
O responsável máximo da CCDR, lembra em comunicado, que os imigrantes, "dão o seu contributo para a criação de riqueza, contribuem de modo significativo para o sistema de segurança social, nesta terra de esperança para quem aqui vive e trabalha".
Sublinha que o Algarve, "sempre foi uma região aberta à imigração, que tem sabido acolher e integrar todos os que escolhem a região para trabalhar, visitar e residir". Sobre o caso ocorrido em Olhão, refere tratar-se de um episódio "identificado de xenofobia" sendo "contrário à identidade e à cultura dos cidadãos da nossa região".
José Apolinário salienta ainda, que em conjunto com os municípios, as entidades desconcentradas da administração pública e os Conselhos Locais de Ação Social, a região tem desenvolvido práticas de interculturalidade e de apoio à inclusão de migrantes, seja por via o incentivo à elaboração de estratégias locais, seja pelo apoio à criação de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, "enquanto espaços de promoção de apoio, diálogo e inclusão", conclui.