Foi publicado no dia 20, em Diário da República, o Despacho que autoriza Albufeira a ter 65 câmaras de videovigilância na baixa da cidade.
Em comunicado, o presidente da autarquia regista que, “Há muito que temos vindo a reivindicar esta situação, em nome da segurança da cidade. Já desde o outro mandato que me empenhei nesta matéria, tendo tido diversas reuniões em Lisboa. Creio que será um fator decisivo para acabar com a falta de segurança e tranquilidade em áreas específicas de Albufeira”.
Refere o mesmo documento que, o sistema de videovigilância abrange as zonas da baixa da cidade, como sendo a rotunda das Três Palmeiras, rotunda junto ao INATEL, avenida Sá Carneiro, rotunda do Globo e rotunda dos Descobrimentos.
De acordo com o despacho do secretário de Estado, o sistema de videovigilância deve ser operado de forma a “garantir a efetiva salvaguarda da privacidade e segurança, dando integral cumprimento às disposições legais aplicáveis”.
Neste momento, o município encontra-se a terminar os procedimentos a fim de proceder à abertura do concurso internacional para a aquisição dos equipamentos. “Iremos executar com a máxima brevidade possível este concurso, no sentido de dar início à instalação deste equipamento, que será um grande passo para a segurança pública em Albufeira”, conclui o autarca.