Cristina Beatriz Silva, foi premiada com uma menção honrosa no Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP.
Esta jovem, natural de Portimão com 22 anos, encontra-se, actualmente, a terminar o mestrado integrado em Arquitectura na Escola de Artes da Universidade de Évora. Em 2015 foi voluntária na exposição Arquitectura Dispuesta por parte da Mostra España na Universidade de Évora e, recentemente, fez parte da equipa de voluntariado do evento Open House Lisboa.
No passado ano lectivo trabalhou uma proposta de projecto para a cidade de Sines, desenvolvida em parceria com Carolina Dias. O trabalho intitula-se “De Encontro ao Mar – Renaturalização da linha de costa e praia de S. Torpes”.
Este concurso contou com a participação de 14 faculdades de arquitectura de todo o país, participando os alunos de mestrado das cadeiras de projecto.
No total o concurso recebeu 56 propostas de todo o país, tendo sido selecionados 20 trabalhos finalistas.
O júri contou com a presença de André Tavares (Curador geral, com Diogo Seixas Lopes, da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa), José Carlos Varela Lima (Arquitecto em representação da Administração do Porto de Sines), Marta Labastida (Comissária do Concurso Universidades), Nuno Mascarenhas (Presidente da Câmara Municipal de Sines), Paulo David (Arquitecto convidado em representação da Trienal de Lisboa e do Millennium bcp), Ricardo Pereira (Arquitecto em representação da Câmara Municipal de Sines), Rui Mendes (Comissário do Concurso Universidades).
O trabalho da jovem algarvia acabou por ser premiado com uma menção honrosa.
Segundo o relatório do Júri, “a proposta De Encontro ao Mar torna visível a possibilidade de o projecto de arquitectura ultrapassar as limitações do objecto e da encomenda, conferindo à intervenção construída uma dimensão territorial e cultural.”
O trabalho irá integrar a exposição “Sines: Logística à Beira-Mar” a 8 de Outubro, na semana da abertura da 4ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa.