Cultura

Jovem tavirense cozinheiro de profissão e amante de teatro estreia-se como escritor

Bruno Galhardo (Fotos Ana Dores)
Bruno Galhardo (Fotos Ana Dores)  
Bruno Filipe Pimpão Galhardo, de pseudónimo artístico, Carminho de Palma, tem 39 anos e é natural de Tavira. Cozinheiro de profissão, já participou no programa televisivo Cook OFF – Duelo de Sabores, dedicando-se também ao teatro e à escrita, e até já teve um programa de rádio na sua cidade.

Bruno Galhardo refere que concretizou um sonho, tendo formação em teatro musical com Felipe La Féria, e a participação numa antologia de literatura contemporânea, de nome, “Alma de Mar”, onde tem um poema de sua autoria, “Anima Lusitani”.
 
Agora lançou-se como escritor, pelo grupo Atlântico – Flamingo Edições, com uma primeira obra intitulada "Figas, O fantasma de bom coração". Incentivado por amigos e companheiros de teatro, começou a escrever a história de um jovem que se apaixonou pela magia e arte do mundo do espetáculo e viveu essa aventura de forma plena tornando-se o fantasma do seu teatro. «Um fantasma traquinas, mas de bom coração. Obra essa que teria o fim de uma peça de teatro, mas quis o destino que se tornasse livro», explica. 
 
Na sinopse da obra lê-se que "Tudo tem início, quando Xavier e a sua turma escolar visitam o teatro da cidade e deparam-se, aí, com uma figura fantasmagórica. Conduzidos pelo guia do teatro, estes jovens embarcam numa viagem conhecendo assim, o nosso Figas".  
 
 
Bruno Galhardo, confidencia que depois de avançar com o projeto, «achei, muitas vezes depois de acabar de ler o manuscrito, que nunca estava suficientemente bom, até ao momento em que o meu companheiro, Rodrigo Simão chorou de emoção, ao ter lido a história. Foi então que enviei, o manuscrito, a várias editoras e quando recebi a notícia de que tinha sido escolhido, fiquei super contente e imensamente motivado para continuar a escrever mais e melhor».
 
Esta quarta-feira, a obra foi apresentada na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos em Tavira, tendo como convidada a Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins.