Os dados são preocupantes e ilustram uma realidade com inúmeras lacunas, já que, para além da exibição de fotos íntimas na Internet, os jovens portugueses consideram “normal” o insulto nas redes sociais.
O trabalho de investigação será divulgado amanhã, precisamente no Dia dos Namorados, e tem por objetivo alertar os mais novos para a necessidade de reformular os valores pessoais e relacionais.
Um em cada quatro jovens considera normal partilhar fotografias íntimas ou insultar alguém através das redes sociais, de acordo com os dados do estudo da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, a ser divulgado na terça-feira.
O estudo sobre violência no namoro "apresenta dados preocupantes", dos quais a UMAR, destaca que 24% dos jovens inquiridos "considera normal partilhar fotos íntimas ou insultar através das redes sociais" e 14% "legitima a violência psicológica".
Em comunicado, a UMAR faz saber que, dos cerca de 5.500 jovens inquiridos no estudo, 19% "já foi vítima de violência psicológica".
O mais recente estudo da UMAR sobre Violência no Namoro é apresentado na terça-feira, Dia dos Namorados, em Lisboa, numa conferência de imprensa que contará com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino e, tem em vista despertar a comunidade para esta preocupante realidade no namoro juvenil.
Algarve Primeiro