Ambiente

Jovens de Olhão estão a transformar lixo em arte

 
O “Limp’Arte Olhão” está nas ruas. Durante três semanas pode ver-se um grupo de jovens pela cidade a realizar ativismo ambiental.

Segundo a MOJU –  Associação Movimento Juvenil em Olhão, parte da recolha do lixo, será utilizada para a criação de uma exposição artística cujo objetivo final é de sensibilizar para o 13º, 14º e 15º Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ação climática; proteger a vida marinha; proteger a vida terrestre.
 
O projeto é uma candidatura da MOJU ao Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas através do Instituto Português do Desporto e Juventude, com a parceria da Junta de Freguesia de Olhão.
 
O programa com a duração de 15 dias, termina a 12 de agosto.
 
A presidente da Mesa de Assembleia da associação encontra-se a dinamizar o projeto, reforçando que os jovens são quem tem o poder de decisão na maioria das situações apresentadas. “Estou aqui como jovem, apesar de uma jovem com mais alguma idade que eles. O objetivo dos programas do IPDJ, I.P. é o trabalho de jovens para jovens. A minha abordagem é trabalhar com eles e não para eles. Os jovens não precisam de projetos para participarem, precisam de espaços para serem ouvidos. Eu posso ter feito a candidatura e feito os contactos, mas eles é que estão a comandar”, afirma Catarina Arraes, mestre em Economia da Inovação e Empreendedorismo e Técnica Animadora Sociocultural na qual se especializou em trabalho com a juventude.
 
A inventariação dos locais a atuar é feita em coordenação com a Junta de Freguesia de Olhão, podendo dar aos jovens o poder de argumentar sobre a sua própria visão da cidade e dos pontos de atuação de necessidade mais eminente.
 
O trabalho final será apresentado em forma de esculturas ou outras formas artísticas e através de uma mostra fotográfica. As datas e locais, serão divulgados brevemente nas redes sociais da MOJU.