Sociedade

Jovens envolvidos nas agressões a imigrantes em Olhão julgados no Tribunal de Faro

Os quatro jovens de 17 anos que estão acusados de agredir e roubar imigrantes, pessoas sem-abrigo e um estudante, em Olhão, começam esta quinta-feira a ser julgados no Tribunal de Faro. Dois dos arguidos encontram-se em prisão preventiva, avança o Correio da Manhã.

PUB
Recorde-se que os casos que ganharam mediatismo, aconteceram em janeiro de 2023, quando foi publicado um vídeo na internet com as agressões a um imigrante nepalês. A situação que abalou a opinião pública, levou mesmo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a deslocar-se a Olhão, prestando solidariedade ao imigrante agredido. 
 
O CM revela que o Ministério Público, descreveu que a vítima nepalesa foi abordada pelo grupo e, “sem que nada o fizesse prever”, um dos jovens “desferiu-lhe uma bofetada e um soco na face, bem como um pontapé nas pernas”. É descrito ainda que um dos arguidos “tentou atear fogo ao cabelo do ofendido, só não o tendo conseguido porque foi impedido por outro elemento do grupo”. Os jovens estão assim acusados de crimes de roubo, ofensas à integridade física qualificada, ameaça e perseguição.
 
Na sequência da investigação aos casos, as autoridades apuraram que os jovens agressores integravam o grupo ‘8700’, código postal de Olhão, composto por oito elementos, quatro deles menores.
 
Caso idêntico aconteceu recentemente em Cabanas de Tavira, quando um grupo de jovens agrediu um imigrante indiano à saída de um bar, por volta das 04h00, do passado dia 23 de dezembro, com a GNR a tentar localizar os suspeitos envolvidos nas agressões.