A edição deste ano do programa “Jovens pelo Ambiente” encerrou na quinta-feira, 29 de agosto, com um almoço e convívio, em Castro Marim, onde foram recordadas as atividades e os melhores momentos.
Desde o início do mês de julho que vários jovens do concelho de Castro Marim, entre os 16 e os 21 anos, participam no programa, este ano com novos desafios e dividido em dois períodos.
O grupo de jovens participou na intervenção e limpeza de espaços públicos no concelho, organizou ações de promoção e sensibilização ambiental, recolheram sal e flor de sal, visitaram um aterro, aplicaram cal, distribuíram baldes de recolha de biorresíduos e visitaram a Reserva Natural do Sapal.
O programa pretende que os participantes selecionados, que obtêm uma bolsa e certificado, "sejam ativos na valorização do espaço público e preservação ambiental, sendo ao mesmo tempo agentes de sensibilização", explica nota do Município de Castro Marim.
“É um projeto criado por jovens, para os jovens. Acreditamos que este projeto tem várias dimensões tais como a educacional, ambiental e social, contribuindo para a valorização dois trabalhadores do setor dos resíduos, e pelo exemplo, sensibilizar a comunidade e outros jovens”, refere a vice-presidente da autarquia de Castro Marim, Filomena Sintra.