A Juventude Socialista, torna público num comunicado que os problemas de higiente e limpeza na Freguesia de Quarteira, "são da responsabilidade do anterior executivo camarário, liderado por Seruca Emídio".
A JS refere que no último mandato do PSD, na Câmara Municipal, foi aprovado um "programa de austeridade" denominado Plano de Apoio à Economia Local, que permitiu ao executivo do PSD receber 14,5 milhões de euros para pagar dívidas, no qual o executivo de então se compremeteu a cumprir medidas de redução da despesa pública, sem "realmente analisar os problemas que se iriam abater sobre a qualidade dos espaços públicos e de vida da população".
Segundo a JS, uma dessas medidas foi reduzir "radicalmente" a despesa na área urbana que colocou em causa a higiene nos espaços públicos e consequentemente a qualidade de vida da população.
Deste modo a JS diz que a diminuição da frequência com que são feitas as limpezas dá origem a um aumento incomportável da quantidade de lixo nas ruas e à acumulação de outros resíduos nos espaços públicos, o que degrada a qualidade de vida na freguesia.
Recorde-se que esta semana, a JSD de Quarteira, alertou que nos últimos meses tem havido uma "diminuição da limpeza das ruas de Quarteira, que mais parece pertencer a um país do terceiro mundo".
A JSD referiu que se tem assistido a um "desleixo" por parte das entidades competentes, exigindo que a Câmara Municipal de Loulé "devolva a imagem limpa, que Quarteira e os quarteirenses merecem".