Já passou mais de um ano desde que Hélder Semedo e a sua equipa constituída por Josiana Forte, Andreia Bernardo, André Correia, Mateus Rocha, Andreia Abrantes e João Conceição Silva assumiram a liderança da Juventude Socialista no concelho de Loulé.
Segundo comunicado desta estrutura, "o trabalho alcançado demonstra a importância que a juventude tem na dinamização e promoção de práticas cívicas e políticas positivas".
O mesmo comunicado destaca que "os jovens socialistas realizaram uma recolha de diversas iniciativas solidárias, desde a doação de bens alimentares a instituições do concelho de Loulé, visitaram e criaram pontes com diversas entidades do concelho e da região, procurando evidenciar soluções para os seus problemas".
Apresentaram propostas "para problemas do concelho, como a construção do Skate Parque na cidade de Loulé, bem como da construção dos Parques de Street Workout, ou lutaram por questões importantes como a manutenção dos serviços de urgência do Centro de Saúde de Loulé".
A JS Loulé, refere ainda que manifestou o seu "descontentamento reunindo com diversos responsáveis associativos, educativos, políticos e ambientais do concelho".
Os Jovens Socialistas confirmam que "debateram a participação política da juventude com a colaboração das juventudes partidárias com assento na Assembleia Municipal de Loulé e com a colaboração da Escola Secundária de Loulé, a adopção de crianças por casais do mesmo sexo, a violência doméstica e a igualdade de género, as questões de segurança no concelho reunindo com as Forças de Segurança da GNR, bem como na implementação de grandes superfícies comercias no concelho como o IKEA, Alma Plaza, Continente na cidade de Quarteira, Aldi na freguesia de Boliqueime, cidade Lacustre em Vilamoura", para além de terem, "incentivado à doação de sangue em colaboração com os Serviços de Doação de Sangue do Hospital de Faro e da prática desportiva".
O aumento da presença da JS Loulé quer na comunicação social, quer nas redes sociais, bem como "na criação ao longo do último ano de uma relação institucional com toda a comunicação social da região", a reunião com as Associações de Estudantes com sede no concelho bem como com a Associação Académica da Universidade do Algarve, e com entidades desportivas, culturais, sociais e artísticas, a promoção do diálogo "permanente" com todos os dirigentes das associações de estudantes do concelho de Loulé, e com os autarcas do concelho, "permitindo uma maior interligação entre o que fazem e o que realmente são as necessidades da comunidade de Loulé e em especial a comunidade jovem, foram os aspetos em que os Jovens Socialistas Louletanos destacaram no balanço do primeiro ano de mandato.