Política

JS Portimão congratula Câmara Municipal por disponibilizar terreno para a construção de campus universitário

 
A JS Portimão congratula a Câmara Municipal de Portimão (CMP) pela disponibilização de um terreno para a construção de um campus universitário em Portimão, conforme anunciou a presidente da autarquia, Isilda Gomes, na celebração do 5.º aniversário da StartUp Portimão.

A juventude socialista portimonense, refere em nota divulgada, que o terreno de 22 mil m², situado no Barranco do Rodrigo, permitirá a construção de espaços com as condições necessárias para os estudantes que escolham o concelho para dar continuidade à sua formação, promovendo também uma maior coesão regional ao nível do ensino académico, nomeadamente através de uma articulação com a Universidade do Algarve.
 
Consideram "da maior importância" que a Universidade do Algarve aproveite a oportunidade. Tendo sido esta uma das propostas que a JS Portimão apresentou no último manifesto eleitoral autárquico, entendem que a construção do novo Campus Universitário de Portimão, substituindo o atual polo, "com diversas deficiências que comprometem o seu próprio desenvolvimento", apresenta-se como uma medida estrutural a nível regional.
 
Além de ser um investimento na retenção de novos talentos na região, a JS defende que, a construção de um campus universitário será uma oportunidade para a capacitação de quadros qualificados "fora do paradigma do turismo". Apesar da importância da atividade turística na economia do Algarve, o investimento "potenciará uma maior diversificação na economia algarvia, servindo de âncora para o combate da sazonalidade com que a região se debate permanentemente", concluem.