Política

JSD:«Formar Algarve» trouxe o debate à região

 
Fernando Seara
Fernando Seara  
A IV edição da Academia de Formação Política da JSD/Algarve, «Formar Algarve», decorreu entre a passada sexta-feira e domingo, em Portimão.

 
Os trabalhos iniciaram com a intervenção de Salvador Malheiro que na qualidade de Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD abriu a IV edição da Academia Política algarvia a par de David Santos, Presidente do PSD Algarve.
 
No segundo dia de trabalhos, Fernando Seara debateu com as três dezenas de formandos quais as condições para se ter "Coragem de dar a cara na vida pública" durante a manhã. 
 
Após um almoço livre, de confraternização entre os militantes algarvios, Carlos das Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte e ex-Secretário de Estado da Saúde e também do Turismo, abordou o painel "Turismo de Saúde" em que também foi questionado sobre o SNS e o estado do sector na região.
 
O político José Paulo Fafe, o jornalista Sebastião Bugalho e o economista Diogo Agostinho partilharam o painel sobre "Comunicação, Marketing Político e Sondagens".
 
Já Pedro Rodrigues, ex-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD, debateu sobre o presente e futuro do PSD e ainda sobre se "As juventudes partidárias são currículo ou cadastro"?
 
Ao jantar, em que todos os painéis foram moderados por ex-Presidentes da JSD/Algarve, a confraternização dos formandos foi feita em torno da história da estrutura distrital algarvia, desde a sua fundação com Vasco Grade até ao atual mandato de Carlos Gouveia Martins.
 
No terceiro e último dia de trabalhos, no domingo dia 8 de Julho, a JSD/Algarve quis debater o trabalho parlamentar dos deputados algarvios. Contando com a presença do deputado José Carlos Barros os formandos debateram sobre o que tem sido feito nesta legislatura, o que há por debater e não deixaram de questionar sobre temas actuais como a EN125, a exploração de hidrocarbonetos ao longo da costa algarvia ou ainda a saúde na região.