O site de opinião “Lugar ao Sul” distingue pelo segundo ano consecutivo uma personalidade marcante do ano.
Segundo os organizadores e autores do site, trata-se de uma personalidade "ímpar que em 2018 cimentou a sua posição como um dos grandes músicos da nova geração da cena cultural nacional".
Júlio Resende, pianista e compositor algarvio, recebe agora a distinção de “Personalidade do Ano a Sul 2018” atribuída pelo segundo ano consecutivo pelo site de opinião “Lugar ao Sul”.
Recorde-se que a primeira edição distinguiu o Prof. João Guerreiro, ex-reitor da Universidade do Algarve, que foi o presidente da Comissão Técnica Independente responsável pelo apuramento das causas das tragédias dos incêndios de 2017.
O "Lugar ao Sul" é um site/blog que foi lançado em Outubro de 2016 por um grupo de seis pessoas de áreas profissionais distintas, com experiencias académicas diferentes e com diversos posicionamentos políticos e partidários.
A ideia foi criar um espaço de reflexão sobre os temas que preocupam “o sul” procurando promover o debate sobre temáticas da atualidade numa lógica de pluralismo de opinião.
O grupo, entretanto, cresceu e é atualmente formado por vinte pessoas. A saber: Pedro Pimpão, Luís Serra Coelho, Bruno Inácio, Dália Paulo, Gonçalo Duarte Gomes, Filomena Sintra, João Fernandes, Sara Luz, André Botelheiro, Cristiano Cabrita, Joana Cabrita, Hugo Barros, Ana Gonçalves, Anabela Afonso, Luísa Salazar, Patrícia Palma, Paulo Reis, Sara Fernandes, Vanessa Nascimento e Dinis Faísca. Por este “lugar” já passaram também diversos convidados como a escritora Lídia Jorge, Arq. Fernando Pessoa, Prof. Dr. António Branco entre outros. Pode saber mais sobre o projeto em
www.lugaraosul.pt