Ambiente

Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água continua luta contra o plástico

 
No seguimento da campanha promovida pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água “Eu digo não ao plástico”, foi instalada, na praia dos Pescadores, uma escultura de rede metálica, em formato de peixe, da autoria de Carlos de Oliveira Correia, para a deposição de embalagens e garrafas de plástico.

Segundo a Presidente da Junta de Freguesia, Indaleta Cabrita, a iniciativa tem como propósito “mais do que incentivar a população a proceder ao depósito de garrafas de plástico: pretende-se sensibilizar para a problemática do excesso de resíduos, à luz das consequências ambientais. Infelizmente já temos microplásticos nos nossos pratos, quando consumimos peixe! Continuamos assim a hipotecar o futuro do nosso planeta” e frisa “é urgente mudarmos mentalidades, temos de reduzir drasticamente o consumo de plásticos!”
 
Segundo anota a mesma Junta de Freguesia, o peixe Fred, «é o único peixe do mundo que come plástico e sob a sua estrutura encontram-se impressos alguns factos chocantes sobre esta problemática ambiental».
 
Ainda com o mesmo propósito de implementar hábitos amigos do ambiente nos mais novos, a edilidade adotou mais uma medida promotora do ambiente, procedendo à instalação em várias escolas da freguesia, dispensadores de água, por forma a permitir que os alunos comecem a reutilizar as suas garrafas e reduzam o consumo de plástico nas escolas.
 
No âmbito da campanha “Diga não ao plástico”, a Junta de Freguesia criou também o projeto “Tenda dos valores”, e aliou-se às educadoras ambientais Juliana Ribeiro e Cátia, que irão desenvolver atividades pedagógicas, junto das famílias, com a reutilização de material composto por plástico e cartão, para serem transformados de forma lúdica em brinquedos, cinzeiros, vasos ou peças decorativas.