Sociedade

Junta de Freguesia de Aljezur aderiu a projeto de teleassistência a idosos

 
Numa parceria com a Junta de Freguesia de Aljezur, a empresa Tecnologias Imaginadas, implementou o projeto Gota Aljezur, contra o isolamento dos mais idosos.

A iniciativa de ação social, dedicada à população mais idosa, tem como propósito disponibilizar aos idosos da freguesia, de forma gratuita, cuidados de saúde imediatos com recurso à tecnologia.
 
O projeto arrancou na semana passada com 15 idosos: 8 utentes da Santa Casa de Misericórdia de Aljezur, que usufruem do serviço de a poio ao domicílio e 7 idosos referenciados pela Junta de Freguesia de Aljezur, que vivem autonomamente em habitação própria.
 
Aos 15 idosos selecionados, foram entregues dispositivos "Gota Click2Care", uma solução tecnológica de teleassistência que permite o acompanhamento à distância e ajuda em caso de emergência, por uma equipa de enfermeiros especializada em triagem e acompanhamento de chamadas de urgência, com acesso à localização do utilizador do dispositivo, um alerta automático em caso de queda (para o cuidador ou equipa de teleassistência), dispondo também de um botão SOS para acionar ajuda.
 
Para o Presidente da Junta de Freguesia de Aljezur, Eugénio Arez, “É com enorme orgulho que a Junta de Freguesia de Aljezur acolheu o projeto GOTA Aljezur. Neste momento todos os idosos e pessoas com mobilidade reduzida que aderiram a este projeto, sentem-se mais seguras, têm sempre uma pessoa do outro lado para as ouvir e desencadear um processo de ajuda em caso de necessidade. Temos uma taxa elevada de população idosa na nossa freguesia, e são projetos como este em que nos empenhamos, para conseguir corresponder cada vez mais às suas necessidades”.