Saúde

Junta de Freguesia de Castro Marim promove caminhada solidária pela prevenção do cancro da mama

 
A Junta de Freguesia de Castro Marim promove este domingo, dia 31, uma caminhada solidária de cerca de 6km integrada no "Outubro Rosa", com partida agendada para as 9h00 na Praça 1º de Maio.

Segundo refere nota emitida do Município, o movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
 
Ainda de acordo com a mesma fonte, em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove o “Outubro Rosa”, onde sensibiliza para a derradeira importância do rastreio. No nosso país são diagnosticados mais de 6.000 novos casos por ano de cancro da mama. Se diagnosticado precocemente, este cancro tem uma taxa de cura superior a 90%, por isso a melhor resposta é o rastreio.
 
A esta iniciativa associa-se a Paróquia de Santiago, que terá a sua Igreja Matriz iluminada de rosa, uma iniciativa articulada com o Município de Castro Marim.