A Junta de Freguesia de Montenegro, (Concelho de Faro), liderada por Steven Piedade, (PSD), aprovou uma Moção apresentada por Maria Cristina Lourenço, eleita para a Assembleia de Freguesia de Montenegro pela CDU, que defende a abolição das Portagens no Algarve, nomeadamente na Via do Infante.
Segundo comunicado enviado ao Algarve Primeiro, dá conta que a Via do Infante, "não foi prevista com perfil de autoestrada, tendo sido paga com fundos comunitários, com a EN-125, a ser mais uma rua que atravessa o coração de várias localidades do Algarve".
Além deste pormenor, a Moção, enviada à Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves e ao Governo, destaca que a anunciada requalificação da EN-125, "lentamente retomada, poderá contribuir para a diminuição da sinistralidade nesta via, contudo jamais será um eixo interurbano alternativo à Via do Infante".
A mesma Moção, apresenta alguns números sobre os últimos três anos, desde a introdução de Portagens na Via do Infante, "contribuindo para o encerramento de empresas, aumento do desemprego, e agravamento das injustiças e das desigualdades sociais".
O documento assinado por todas as forças partidárias assentes na Assembleia de Freguesia de Montenegro, destaca que o Algarve, atravessa um preocupante quadro económico e social, comprovados por dados do INE, que apontam para uma recessão crescente desde 2007, com a perda, nos últimos 4 anos, de cerca de 7 mil empresas, um número de desempregados que ascende a 55 mil e a perda de população residente, a rondar as 62 mil pessoas entre os 25 e os 44 anos.