Sociedade

Junta de Freguesia de Montenegro inaugura nova sede que já está paga

A nova sede da Junta de Freguesia de Montenegro foi esta manhã inaugurada.

PUB
 
O novo espaço, localizado a poucos metros das anteriores instalações da Junta, numa zona central de Montenegro, foi adquirido pela autarquia pelo valor de 89.500 euros. 
 
A Freguesia tem atualmente, cerca de dez mil habitantes, é uma das mais estratégicas do concelho, devido à sua localização, com o Aeroporto Internacional de Faro, a Praia de Faro e o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
 
No ato de inauguração estiverem presentes alguns convidados, nomeadamente o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, a Diretora Regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, o Presidente da CCDR-Algarve, David Santos, entre outras individualidades. 
 
Ao Algarve Primeiro Steven Piedade, Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, destacou que "a inauguração da nova sede, é uma aspiração transversal a todos os executivos, nestes últimos 18 anos, porque ganhamos dignidade e mais qualidade no atendimento". 
 
Relativamente ao futuro o autarca, não esquece a poupança de 9 mil euros/ano, nas contas da Junta, "já que deixa de pagar uma renda". 
 
 
A aquisição da nova sede, custou à Junta 89.500 euros, investimento totalmente liquidado, "pela contenção de despesa que fizemos", acrescentou Steven Piedade, destacando "o funcionamento de um posto dos CTT, nas novas instalações, bem como os restantes serviços de atendimento, com todas as condições para o fazer".
 
Trazer a GNR para a Freguesia, é outra ambição de Steven Piedade, com a possibilidade de instalar um Posto daquela força de segurança, "estamos em conversações, continua a ser intenção quer da GNR quer da Junta, de instalar em Montenegro um posto da GNR, a autarquia de Faro também está envolvida no processo, penso que até ao final do mandato, teremos essa situação resolvida".
 
Em declarações ao nosso jornal, o autarca farense, Rogério Bacalhau, adiantou que "faz todo o sentido, que Montenegro tenha uma força de segurança, numa zona central , até porque a Freguesia, tem uma dimensão considerável, inúmeras situações que é preciso acautelar, já que temos aqui o Aeroporto a Universidade, um Hospital, tudo isso traz alguns riscos em termos de mobilidade, de segurança de pessoas e bens, mas não temos ainda uma data concreta, já foram vistos alguns imóveis, alguns são caros outros de alguma forma não reúnem condições, mas espero podermos vir a concretizar essa aspiração".
 
Refira-se que um dos momentos mais aguardados foi também a prestação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Montenegro, que animou todos os presentes com o seu "corridinho" e a presença dos Escoteiros de Portugal – Grupo 166 de Montenegro, que interpretou o Hino Nacional, fechando a cerimónia com muitos aplausos. 
 
Com uma área total de 220m2, a nova sede da Junta integra dois pisos (rés do chão e cave) e cinco gabinetes, alguns dos quais multifuncionais.
 
Os serviços da Junta de Freguesia são utilizados diariamente por mais de uma centena de pessoas, que beneficiarão com esta mudança de instalações. 
 
A nova sede situa-se na rua Carlos Paião, Loja P, na Urbanização Monte da Ria.
 
A freguesia do Montenegro foi criada em 1997.