Economia

Junta de Freguesia de Montenegro investe 96 mil euros para melhorar imagem e mobilidade na freguesia

Ao todo serão investidos 96.540 euros, na Freguesia de Montenegro, no concelho de Faro, no âmbito dos contratos assinados esta quinta feira com três empresas de construção civil, visando a pavimentação de artérias e a criação de dois passeios pedonais na freguesia.

PUB
 
Segundo realça o Presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, Steven Sousa Piedade, esta intervenção irá refletir-se na requalificação do espaço público local, através da melhoria acentuada de ruas com importância vital na circulação automóvel e na mobilidade dos cidadãos.
 
Um dos contratos celebrados surge no seguimento do acordo de delegação de competências estabelecido entre a Câmara Municipal de Faro e a JF de Montenegro, visando a manutenção e pavimentação de caminhos.
 
Adjudicada à empresa E.P.V. Construções Lda, a empreitada tem um  encargo total de 23 779,50 euros e permitirá restaurar o asfalto em três artérias, nomeadamente Rua da Universidade, extensão entre as ruas 25 de Abril e Henriques Ferrão Serrano e na ligação entre as ruas Bentes Jesus Caraça e António Carrusca Rodrigues, junto à escola EB/JI de Montenegro. 
 
A conclusão desta obra está prevista para o próximo mês de  fevereiro.
 
Mais de metade do investimento total dos três contratos assinados visam a criação de dois passeios públicos em artérias que ligam o Pólo das Gambelas da  Universidade do Algarve (UAlg) à cidade. 
 
Neste sentido foi adjudicada  à empresa Venusti Unipessoal, Lda, a empreitada de execução de um percurso entre o edifício do Lidl e o recinto universitário, com uma  extensão de cerca de um quilómetro. A obra, com um encargo total de 58.064,69 euros, tem um prazo de execução de 30 dias.
 
À empresa J.J.Brito - Sociedade de Construções, Lda, cabe a construção  de um passeio entre o centro hípico junto ao parque ribeirinho e a ribeira do Biogal, numa extensão de aproximadamente 300 metros. O  contrato, com um encargo total de 14.696,00 euros, prevê a conclusão da obra em Fevereiro de 2017.
 
Steven Sousa Piedade considera fundamental a criação destes dois percursos que irão facultar o acesso dos estudantes à universidade, aumentando assim as condições de segurança na sua deslocação pedonal.
 
"Trata-se de um conjunto de obras muito importantes para a freguesia,  pois contempla a premissa da autarquia no sentido de melhorar os passeios públicos utilizados pelos estudantes universitários e vai permitir também a requalificação do espaço público, através da pavimentação de várias artérias importantes para a mobilidade dos cidadãos em geral", salientou Steven Sousa Piedade, após a assinatura dos contratos com os representantes das empresas responsáveis pelas empreitadas.
 
Algarve Primeiro