"Os animais são nossos amigos" é o lema da campanha lançada, pela Junta de Freguesia (JF) de Montenegro que, desta forma, pretende sensibilizar a população para a preservação do espaço público através da recolha dos dejetos caninos.
"Trata-se de uma iniciativa que pretende ajudar a erradicar das nossas ruas um problema que tem vindo a agravar-se com o aumento do número de animais de estimação", esclarece o Presidente da Junta de Freguesia, Steven Sousa Piedade, sublinhando que o flagelo pode ter consequências graves para a saúde pública.
Neste sentido, a campanha de sensibilização ambiental materializada num panfleto que está a ser distribuído junto da população, alerta para problemas como a contaminação de jardins e outros espaços públicos, utilizados sobretudo por crianças.
A ocorrência de infeções e parasitoses são algumas das doenças associadas ao contacto com dejetos animais, adverte a Autarquia, que explica como deve ser usado o saco de plástico próprio para a recolha dos mesmos, o qual deve ser depositado depois no devido contentor.
Para além de solicitar mais atenção à necessidade de recolha dos dejetos de forma a manter a Freguesia limpa, a campanha sugere também a vacinação, o registo e a licença dos animais de estimação, protegendo-os assim do risco de eventuais desaparecimentos e de conviverem com "companhias indesejáveis".
"A saúde pública é uma prioridade" e "Com o saco na mão, não há dejetos no chão", são algumas das frases inscritas no panfleto que a Autarquia está a fazer chegar a todas as habitações da Freguesia.
Steven Sousa Piedade realça ainda que, a par desta campanha, a JF de Montenegro está atenta a todos os eventuais focos de poluição que ponham em risco o meio ambiente e a saúde pública de forma a intervir atempadamente.
Algarve Primeiro