Sociedade

Junta de Quelfes lança "Frigóbooks" na freguesia

Foi hoje inaugurado junto à Rotunda do Cubo em Olhão o primeiro "Frigóbook", projeto que não é mais do que uma pequena biblioteca pública, reutilizando frigoríficos em fim de vida, dando-lhes uma nova missão.

PUB
 
Ao todo são quatro os frigoríficos espalhados em zonas estratégicas da Freguesia, três na cidade de Olhão na zona da Rotunda do Cubo, junto ao Algarve Outlet, à EB 2,3 João da Rosa e um junto à Igreja de Quelfes.
 
O objetivo é que as pessoas se sintam à vontade para abrirem a porta do "Frigóbook", e possam escolher um livro.
 
Ao Algarve Primeiro, Miguel Dimas, Presidente da Junta de Freguesia de Quelfes, disse «tratar-se um projeto inédito na região, que surgiu na sequência da dinamização da biblioteca da Freguesia». Dinamização conseguida já que muitas pessoas têm doado livros ao ponto de encherem «salas de livros», assegurou.
 
É aqui que a Junta de Freguesia pensou numa forma inovadora e simples de emprestar livros.
 
O autarca referiu que dentro dos "Frigóbooks", estão obras que foram escolhidas de forma criteriosa, por temas, interesses, por autor e para todas as idades, «no fundo é fomentar a troca entre a nossa oferta e a dos utilizadores».
 
O "Frigóbook" tem um regulamento próprio que se encontra no seu interior, onde o leitor deverá deixar a sua identificação.
 
Miguel Dimas aproveitou para registar que «o objetivo é tentar demonstrar que os livros estão "vivos", porque não temos que viver exclusivamente com as redes sociais, daí esta necessidade de mostrar que o livro tem uma "vida", e que pode ser reutilizado».
 
A partir de agora a Junta de Freguesia aguarda por sugestões dos utilizadores, num investimento que rondou os 400 euros, na decoração dos "Frigóbooks".
 
Refira-se que no lançamento do projeto, esteve presente o executivo da Junta de Freguesia e também o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, acompanhado da restante Vereação.