Assim, a autarquia convida os jovens residentes, estudantes e trabalhadores no concelho, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, a participarem no processo através do preenchimento, até final de julho, de um questionário disponível em https://forms.gle/L91Gvvx32zoUZELT8
A intenção é que, através do formulário de diagnóstico, a juventude "se torne protagonista central na criação da sua identidade", até porque o objetivo é que a marca reflita as necessidades, expetativas e aspirações desta faixa etária de modo "abrangente e consistente", reforça a autarquia.
À semelhança do que já acontece com o desporto, a nova marca tem como objetivo "criar e estabelecer uma imagem moderna e transversal, facilmente reconhecida pelos jovens, que garanta a coerência na comunicação de todos os serviços, programas e equipamentos municipais ligados à área da juventude", segundo define a Câmara.
Este processo de desenvolvimento da marca vai dividir-se em quatro fases, sendo a primeira etapa o diagnóstico participativo, com a adesão ao questionário, mas também através da realização de focus groups a decorrer em julho, em datas a anunciar em breve.
Em simultâneo, entre junho e agosto, decorrerá a segunda fase que se foca no desenvolvimento de todos os elementos visuais da nova marca. Mais tarde, em setembro, está prevista a apresentação institucional, estimando-se que a conclusão do processo tenha lugar em outubro e novembro. Será nesse momento que a nova marca será lançada oficialmente e que arranca a campanha de divulgação oficial nos diversos meios digitais.