Dois títulos de campeões Nacionais, dois de vice-campeões e três medalhas de bronze foram os resultados de maior destaque, este fim-de-semana, no Campeonato Nacional de Velocidade de Canoagem.
Em comunicado, o clube Kayak Clube Castores do Arade de Lagoa, refere que a prova que se realizou nos dias 20 e 21 de julho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho atingiu uma dimensão que levou a Federação Portuguesa de Canoagem a optar por dividir a competição por dois fins-de-semana, sendo que esta fase foi apenas para os atletas dos escalões juniores, seniores e veteranos, com mais de 600 participantes.
Iago Bebiano confirmou o favoritismo e venceu o K1 200m Juniores. O jovem algarvio que recentemente alcançou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de Juniores, em Racice, Republica Checa, demonstrou toda a sua velocidade ao terminar os 200m em 38,579 segundos com 1,640 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. Na distância de 500m, Iago Bebiano, alcançou mais um pódio, terminando na 3ª posição.
Na competição de veteranos, Ana Bebiano, conquistou o título nacional de K1 500m Vet-A.
O K4 500m Veteranos-B, constituído por Orlando Silva, Sérgio Tavares, Nuno Silva e Sérgio Carapinha, conquistou o vice-campeonato, atrás do quarteto do Náutico de Crestuma.
Em K2 1000m os Castores conseguiram a proeza de colocar duas duplas no pódio com Nuno Silva / António Luis e Orlando Silva / Sérgio Tavares, respetivamente, a arrecadarem o segundo e terceiro lugares. Ainda em Veteranos-B, Orlando Silva, terminou a prova individual de K1 1000m na terceira posição, trazendo mais um lugar de pódio para o Algarve.
Destaque para a final A alcançada por Rodolfo Neves, na disputada categoria de K1 1000m Seniores, onde terminou no 8º lugar com o tempo de 3m48s561, numa final onde o vencedor foi o atual campeão do mundo da distância, o atleta do Sport Lisboa e Benfica, Fernando Pimenta, seguido do Olímpico, Emanuel Silva do Sporting Clube de Portugal, e de Ruben Boas, atleta de selecção que recentemente liderou o K4 500m Sub-23 rumo à final A do Europeu da especialidade.
A classificação colectiva só será apurada após o próximo fim-de-semana aquando do Nacional para os escalões iniciados, infantis e cadetes onde o Kayak Clube Castores do Arade, espera marcar presença no Centro de Alto Rendimento de Montemor o Velho, com a sua equipa mais jovem.