Curiosidades

Kurt Schneider descreveu 10 tipos de psicopatas. Descubra-os neste artigo

 
Um tema sempre atual e de muito interesse para a comunidade, a psicopatia tem vindo a ser estudada amplamente por diversos autores que seguiram a base de Kurt Schneider, um médico, psiquiatra e filósofo alemão pioneiro na classificação dos tipos de psicopatas.

 
Considerado o principal representante da Escola de Heidelberg, a par de Karl Jaspers, Schneider deixou uma marca importante na história da psicopatologia que ainda hoje serve de orientação para a descrição de psicopatas, apesar de sofrer ajustes.
 
É ainda de evidenciar que, a classificação de Kurt Schneider teve uma grande influência nos desenvolvimentos da psiquiatria, por se basear na ideia de que «um psicopata é aquele que se desvia ambiguamente do comportamento normativo».
 
Tendo por base a sua teoria baseada em evidências, Schneider resume os principais tipos de psicopatas desta forma:
 
1. Hipertímico
 
O hipertímico caracteriza-se por ter um humor alegre, ativo e impulsivo. Schneider disse que esse tipo de pessoas são o “temperamento sanguíneo do homem de sangue leve”, definindo-os como amigáveis e charlatães, propensos a delitos como ofensas, falsidades, fraudes e pequenas transgressões.
 
2. Depressivo
 
É um dos tipos de psicopatas com espírito sombrio, embora nem sempre seja fácil reconhecer-lhes essa característica, uma vez que, tendem a esconder o que sentem. Em alguns casos, prevalece a melancolia, enquanto noutros, persiste o mau humor ou a paranoia. Em ambos os casos, existe uma predisposição para o alcoolismo. O paranoico depressivo pode tornar-se muito insensível.
 
3. Inseguro
 
Segundo Schneider, dentro deste grupo, existem dois tipos de psicopatas: os sensíveis e os anancásticos. Os primeiros são muito impressionáveis, mas têm dificuldade em expressar as suas emoções.
Os anancásticos transformam as suas inseguranças em obsessões, que se tornam muito rígidas e inflexíveis. É de sublinhar que, embora esses tipos de personalidades sejam “estranhas” e às vezes “suspeitas”, raramente cometem um crime.
 
4. Fanático
 
Schneider explica que, nesse caso, existe um conjunto de ideias superestimadas que são vividas com grande intensidade emocional. Existem fanáticos passivos e fãs lutadores.
Em geral, esta tipologia ocorre em homens ou mulheres maduros. Ambos podem cometer crimes menores, dependendo das suas convicções, mas geralmente só realizam atos de perturbação da vida social.
 
5. Vaidoso à procura de reconhecimento
 
A característica distintiva desse tipo de psicopata é a vaidade. Estes indivíduos precisam parecer mais do que realmente são, tanto para si mesmos como para os outros. É frequente que contam mentiras e acreditam nelas.
 
Falsificam as suas emoções e por isso não conseguem estabelecer laços íntimos e não sabem amar. Podem ser excêntricos  (chamam a atenção com atos incomuns), fanfarrões (gabam-se) e pseudólogos ( organizam fantasias estruturadas para enganar os outros).
 
6. Lábil
 
Este tipo de psicopatia pode confundir-se com o depressivo, no entanto, neste caso, a pessoa passa por episódios de tristeza ou mau humor muito intensos, mas que, tal como uma tempestade, passam de forma quase inesperada. Frequentemente, são viciados e podem cometer crimes emocionais ou ocasionais. É típico dos muito jovens ou dos muito velhos.
 
7. Explosivo
 
Segundo Schneider, os psicopatas explosivos têm um humor violento, que é desencadeado até por motivos insignificantes. Na maioria dos casos, corresponde a mulheres com menos de 50 anos. É comum que participem em crimes causando instabilidade em quem os rodeia. Por norma desrespeitam e desobedecem às orientações dos outros e até das autoridades.
 
São personalidades infantis, pouco desenvolvidas e com pouco autocontrole.
 
8. Desalmado
 
Este tipo representa o psicopata no seu melhor, sem compaixão, vergonha ou culpa. O seu traço característico é um baixo desenvolvimento da consciência. Tendem a ser taciturnos, frios e antissociais.
 
Cometem todos os tipos de crimes e contravenções, muitos dos quais podem incluir brutalidade. No entanto, muitos deles são capazes de viver a sua inescrupulosidade sem violar formalmente a lei. Schneider classifica-os como psicopatas sem coração.
 
9. Abúlico
 
São pessoas extremamente influentes, permeáveis a todos os tipos de estímulos. São afáveis, razoáveis, mas inconstantes e maleáveis. Este tipo de personalidade está muito associada ao furto, peculato, fraude e prostituição. Estes indivíduos podem cometer crimes apenas devido à pressão do grupo ou do ambiente. Schneider enquadra-os no grupo mais juvenil.
 
10. Asténico
 
Existem asténicos corporais e psíquicos, sendo que, ambos mantêm uma observação constante de si mesmos. O primeiro é focado no corpo e o segundo na mente. Em ambos os casos, há um sentimento de estranheza diante de si. Muitas vezes sofrem de doenças imaginárias devido à sua hipervigilância. Raramente se envolvem em crimes e geralmente são pacientes bastante frequentes de hospitais.
 
Fátima Fernandes