Teve lugar no passado dia 20, o IV Fórum Regional da Rede de Autarquias Participativas no Auditório do Centro Cultural do Convento de S. José.
Este encontro constituiu um espaço de debate e partilha de experiências entre diversas autarquias portuguesas e brasileiras comprometidas com o desenvolvimento e implementação de mecanismos desencadeadores de uma democracia mais participativa.
Segundo explica nota da autarquia, durante o dia de trabalho, os Municípios de Cascais e Odemira e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) brasileiros partilharam as suas experiências locais de Orçamentos Participativos e as particularidades de cada um dos seus territórios.
Foram focadas práticas experimentadas e reinventadas, tendo em vista o envolvimento da sociedade civil neste instrumento de governação.
Por outro lado, foram partilhados os resultados dos Orçamentos Participativos do concelho de Lagoa, numa cerimónia de entrega de três carrinhas de apoio à população de Porches e Lagoa.
A par, foram anunciadas as restantes propostas vencedoras de 2017 (criação de um circuito de pumptrack; requalificação/pavimentação do final da Rua 25 de abril até ao túnel das Marinhas, em Estômbar; Criação de Parque Urbano na Bela Vista) e realizada a entrega das Cartas de Compromisso às Propostas vencedoras de 2018 (asfaltamento do acesso e abastecimento de água ao Vale da Vila; continuação do alcatroamento da estrada de Vale Canada e carrinha de 9 lugares para servir a população de Ferragudo).
O momento serviu ainda para visitar uma das mais emblemáticas obras do Orçamento Participativo já concluídas – a Parede de Escalada, integrada no Complexo Desportivo de Estômbar.
O dia encerrou com a apresentação pública do livro “Esperança Democrática – 30 anos de Orçamentos Participativos no Mundo”, coordenado por Nelson Dias, que deixou aos presentes uma retrospetiva do mundo nos últimos trinta anos e de como as mudanças influíram na crise do sistema e na confiança da população nos processos democráticos de governação.
Em torno destas mudanças também o Orçamento Participativo se transformou, cresceu e replicou em diferentes locais do globo, acrescenta a mesma nota.