Ambiente

Lagoa aproxima-se do melhor ranking europeu no combate às perdas de água

Foto - Depositphotos  
O projeto de renovação e substituição de condutas de água no concelho de Lagoa "está a meio do caminho", disse ao Algarve Primeiro o presidente da autarquia, Luís Encarnação.

PUB

Conforme explicou, numa primeira fase iniciada no anterior mandato, foi feito o levantamento do estado das infraestruturas para definir uma estratégia com vista a melhorar o abastecimento de água à população e, com isso, combater as perdas de água. "O Portugal 2030 e o PRR foram uma oportunidade extraordinária que se abriu, para não ficarmos só com o ónus do investimento do lado da autarquia, mas também para podermos ir buscar essas verbas que são importantíssimas". O autarca avançou que foram definidos 18 milhões de euros de investimento, tendo o projeto atingido os 10 milhões. Para já, está concluída toda a setorização da rede de abastecimento e foram instaladas 96 zonas de medição e controlo de pressão em todo o concelho.

Também já foram concluídas as empreitadas das três principais condutas adutoras e o reservatório das Sesmarias, que passou de uma capacidade de 600 m3 para 6 800 m3. "Neste momento, está a ser concluída a obra da conduta distribuidora de Lagoa - Poço Partido, estamos mais ou menos a meio de uma outra conduta muito importante que vai do centro da vila de Carvoeiro até ao resort Algarve Clube Atlântico, praticamente até à Praia do Carvalho. As obras mais importantes estão feitas, depois das condutas adutoras, vamos para as distribuidoras e, finalmente, para os ramais", adiantou Luís Encarnação, lembrando que: "quando chegámos à Câmara, havia quase 50% de perdas de água, ou seja, metade da água que comprávamos à Águas do Algarve perdia-se e, quando todas as obras estiverem concluídas, seremos capazes de reduzir a percentagem de perda de água e água não faturada para valores muito próximos dos 10%, tendo em conta que os melhores exemplos que encontramos a nível europeu se cifram entre os 6 e 7%". 

O edil diz que a população está a beneficiar com o investimento, dando o exemplo do reservatório das Sesmarias, que foi inaugurado em junho de 2025, "o verão passado foi substancialmente diferente para as pessoas de Carvoeiro, e de Estômbar, para as pessoas que moram perto do reservatório e para as unidades hoteleiras, não havendo falhas no fornecimento de água naquelas zonas. Antes, os 600 m3 do reservatório davam para um máximo de 1 hora, caso houvesse alguma ruptura, agora o mesmo reservatório com duas células de 3 400 m3 têm uma autonomia de quase 48 horas, mesmo se ocorrer algum imprevisto na rede, que pode acontecer independentemente das novas condutas. Também no Calvário, onde a água tinha sempre pouca pressão porque a localidade tem uma cota elevada, agora chega com a qualidade suficiente para que as pessoas possam, por exemplo, tomar um banho com a pressão necessária", garantiu. 

O projeto, que é para estar concluído neste mandato, colocará Lagoa num concelho exemplo no que se refere à eficiência hídrica.