O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, assinala o Dia Internacional da Mulher, a 08 de março, com a realização de diversas atividades que culminam com o espetáculo "Calíope", com Marta Hugon, Joana Alegre e Elisa Rodrigues, pelas 19h00, avança nota do município.
Calíope é um projeto de criação artística e sensibilização em igualdade de género. "Tem como principal objetivo transformar a perceção do público face ao papel das mulheres na indústria da música, dando visibilidade a um conjunto de compositoras que dão voz às suas próprias criações e personificam a possibilidade de criar e comandar a própria carreira artística", lê-se na mesma nota.
O disco, editado em 2023, inclui as criações e performances de nove artistas da língua portuguesa - A garota não, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Elisa Rodrigues, Joana Alegre, Joana Espadinha, Joana Machado, Luísa Sobral e Marta Hugon (autora do projeto) - para celebrar a criação no feminino.
Com direção artística de Marta Hugon e direção musical de Luís Figueiredo, Calíope teve o seu concerto de apresentação no ano passado, no Dia Internacional da Mulher, esgotando o Teatro Maria Matos em Lisboa.
O programa arranca às 15h00 com uma mesa-redonda com turmas das escolas do concelho. Pelas 18h00, está prevista a abertura das candidaturas da 4ª edição do Prémio Maria Barroso e às 19h00, acontece o espetáculo Calíope.
Os bilhetes para este espetáculo têm um custo de 8 euros e já se encontram à venda em: https://cmlagoa.bol.pt/ e nas bilheteiras dos CTT, da Fnac, Worten, Auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa (20% desconto c/ passaporte cultural, cartão Lagoa Social ou Passaporte Rota do Petisco 2023, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa).