Sociedade

Lagoa assume o compromisso de Cidade Sustentável 2020

 
Em comunicado, a autarquia de Lagoa descreve as atividades comemorativas dos 247 anos da criação do concelho, que decorreram no Auditório Carlos do Carmo, no dia 18 de janeiro, com concerto de André Sardet e João Só, cuja atuação foi precedida da apresentação do ano temático de 2020 que decorrerá sob o lema de Lagoa 2020 – Cidade Sustentável.

 
Neste contexto, Lagoa dá continuidade a uma política de anos temáticos que marcou o primeiro ciclo de gestão 2013-2017, preparando-se agora “para trabalhar a sustentabilidade”, dedicando 2020 à continuidade de desenvolvimento de medidas tendentes a atingir as metas previstas nos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) subscritos pelos países presentes na Organização das Nações Unidas no âmbito da Agenda 2030.
 
Com base neste desígnio, o Município “assume o seu papel de instituição de referência na prossecução de um desenvolvimento sustentável, capaz de responder às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de crescimento das gerações futuras”. 
 
Na mesma nota, a edilidade realça que, este desenvolvimento sustentável comporta um triplo objetivo: um desenvolvimento economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável, que para ser alcançado, depende do planeamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.
 
Luís Encarnação, presidente da autarquia concluiu que, “O Município de Lagoa empenha-se todos os dias para que tais objetivos sejam cumpridos, porque um desenvolvimento sustentável deve ser visto enquanto um direito humano, nós temos o poder! O poder de criar máquinas, o poder de criar felicidade, o poder de fazer mais e melhor! Então, em nome da humanidade, vamos todos nos unir e lutar por um mundo melhor, sem deixar ninguém para trás.”