Lagoa celebra o Feriado Municipal de 8 de setembro, em honra da sua Padroeira Nossa Senhora da Luz – cuja imagem saiu pela primeira vez em procissão pelas ruas da povoação há 180 anos – juntando ao tradicional programa religioso um programa cultural diversificado, numa coorganização da Câmara Municipal, União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro e Paróquia de Lagoa.
Prolongando-se até 10 de setembro, o programa arranca no dia 1 com o espetáculo “A nova geração de fado no Algarve”, no Auditório Municipal.
No dia 2, é inaugurada a exposição “Três figuras da fé religiosa em Lagoa", no Convento de S. José e realiza-se a Gala “Património de Lagoa, olhar o passado rumo ao futuro”, no Centro de Congressos do Arade.
A 7, abre a exposição intitulada “Adega Cooperativa de Lagoa, origens e ascensão”, no Arquivo Municipal, que comemora 15 anos de existência.
No dia 8, reabre a Biblioteca Municipal, recentemente ampliada e reestruturada e é homenageado o Mestre Fernando Rodrigues, na Escola de Artes que tem o seu nome.
No mesmo dia, a tradicional procissão da Senhora da Luz, Padroeira de Lagoa, momento mais alto das comemorações religiosas, percorre as ruas da cidade, a partir das 19h00. O programa musical inclui um espetáculo com Ricardo e Henrique, no dia 7 e, a 8, Marco Paulo canta no largo fronteiriço à Igreja Matriz, encerrando as festas um espetáculo de fogo de artifício.
Nos dias 9 e 10, na Igreja de S. Tiago em Estômbar, decorrem os Encontros de Ibn’Ammar 2017.