Sociedade

Lagoa: Comemorações do Ecology Day inspira a oficina sobre borboletas noturnas

 
Será que todas as traças comem roupa e que são todas pequenas e feias?

O grupo das traças é enorme, com muitas espécies de muitos tamanhos e com cores muito variadas. Com uma vida dividida entre ovo, lagarta, pupa e adulto voador elas estão muito bem-adaptadas, criando camuflagens e mimetismos para se defender e criar relações com os seus vizinhos. São também bons bioindicadores, ajudando-nos a perceber a qualidade dos seus ecossistemas.
 
No âmbito das comemorações do Ecology Day, em parceria com a SPECO e dinamizada em conjunto com a Associação A Rocha e a Autarquia de Lagoa, será realizada uma oficina que pretende dar a conhecer os Lepidópteros noturnos da nossa fauna, com conhecimentos acerca da Biologia e identificação das diferentes espécies e a sua conservação.
 
A oficina que terá lugar no Anfiteatro do Parque Municipal do Sítio das Fontes, esta quarta-feira, dia 15 de setembro às 21h00, inclui uma captura de borboletas noturnas, com utilização de armadilhas próprias, e posterior identificação com a utilização de guias apropriados para o efeito.
 
Para inscrições aqui:, para mais informações em: sitio.fontes@cm-lagoa.pt
 
Segundo os organizadores, os objetivos da ação passam por informar sobre os aspetos gerais da Biologia e Ecologia das borboletas noturnas; informar sobre a importância das borboletas noturnas e sensibilizar para medidas de conservação; dar a conhecer as diferentes técnicas utilizadas para a captura e identificação das borboletas noturnas e realizar a identificação dos exemplares capturados.